Galeria de fotos

1 | 2 >>
/album/galeria-de-fotos/ai16-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai17-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai18-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ii-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-140015-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154509-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154747-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-103808-jpg/
/album/galeria-de-fotos/img-20160103-wa0097-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160103-025115-jpg/
1 | 2 >>

 

FORMOSA NEWS, A INFORMAÇÃO A TODO O MOMENTO

 

BIOGRAFIA DO EDITOR CHEFE DO SITE

Jean Silva, nascido em 14 de outubro de 1985, no povoado Formosa, município de Macururé-BA. Filho do Ex. Comerciante Manoel Lito e da Professora Aposentada Darcy Silva, Jean também possui duas irmãs e namora a jovem queimadense Adenilza Ferreira. Não possui filhos.

Muito pequeno, ao desenhar nas paredes da casa dos pais alguns letreiros com um frasco de desodorante com água, ele se dividiou entre a matemática, por influência do pai comerciante; e entre as letras, ter uma mãe e mais tarde uma irmã professora; o magistério predominou! A Geografia a sua vocação, num é pra menos que com 7 anos de idade já localizava todos os estados e capitais brasileiras.

Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Belém do São Francisco-PE) em 2008; em 2010 concluiu o Curso de Especialização em História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, pela Faculdade Batista Brasileira (Euclides da Cunha-BA). Na vida profissional atuou desde os 18 até os 23 anos como professor no Colégio Municipal Ruy Barbosa. Em 2008, aos 23 anos de idade, passou a atuar como Agente Administrativo, efetivado através de concurso público pela Prefeitura Municipal de Macururé, lotado na Escola Municipal Ana Nery até 2020. Em 2021, foi convidado para assumir a função de Diretor Escolar no Colégio Municipal Ruy Barbosa (todas as unidades citadas estão localizadas no povoado Formosa). Simultaneamente a área profissional, Jean em 2015 criou o site de notícias Formosa News (www.formosanews.com.br), trazendo notícias locais, estaduais, nacionais e até mundiais. Recentemente ele ainda vem desenvolvendo um projeto de um livro pra ser lançado sobre a história de sua comunidade natal.

Apesar de não praticar com frequência algum tipo de esporte, Jean é um apaixonado pelo o futebol, inclusive boa parte da tematica das matérias do site tem ligação do esporte amador, além claro nas notícias climáticas. O seu time de coração é o Esporte Clube Bahia.

 

 

 

NOTÍCIAS

PRIMEIRAS CHUVAS: FORMOSA TEM REGISTRO DE 23 MILÍMETROS NOS ÚLTIMOS 2 DIAS

04/11/2023 13:37

Foto: Ilustrativa

 

Nos últimos 2 dias, foram contabilizados bons volumes de chuva em pontos da nossa região, reservatórios acumularam quantidade significativa de água e molhando bem as terras. No povoado Formosa (município de Macururé-BA) choveu apenas 23 milímetros, quantidade não suficiente para acúmulo de água em tanques e barragens e nem pra o enverdecimento total da caatinga, mas já anima a todos que vem enfrentando os efeitos da seca.

De acordo com a Accuweatcher, mantém a previsão de mais chuva para hoje (04/11) em Formosa e região.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

FORMOSA-BA: FIM DE SEMANA COM POSSIBILIDADE DE RETORNO DAS CHUVAS NA REGIÃO

02/11/2023 10:51

Foto tirada hoje às 09h00m

De acordo com a Accuweatcher, nesta manhã de quinta-feira (02/11), às 09h00min (horário de Brasília), Formosa (município de Macururé – nordeste da Bahia – BR-116 – Rodovia Santos Dumont – Km 112) esteve marcada por céu com muitas nuvens e um tempo ambiente abafado, com umidade relativa do ar de 53%. Lembrando que a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera em um determinado momento. Em relação à chance de chuva é de 40% ao longo do dia.

Nesse fim de semana, tem previsão de chuva na região, importância notícia para todos os sertanejos que sofrem os efeitos da estiagem que dura meses.

A temperatura hoje chegou a atingir 30°C (no horário citado) e uma sensação térmica de 33°C. Os índices UV (Ultravioleta) que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra aponta a numeração 5, indicando um nível UV moderado, havendo necessidade de proteção da pele. Em relação aos ventos, a velocidade predominante ao longo do dia fica em torno de 15 Km/h, com rajadas de até 32 km/h, vindas predominantemente da direção NNE (Nor- nordeste).

A nascente do sol foi às 5h e 07m e o poente será às 17h e 34m.

A temperatura máxima para hoje é de 35 graus e a mínima de 23, com sensação térmica máxima de 35 e mínima de 25.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

'COM FIM DE TARDE CHEGANDO MAIS CEDO', FORMOSA-BA PRESTIGIA ECLIPSE ANULAR

15/10/2023 09:15

 
Na tarde deste sábado (14/10) foi possível realizar a observação de eclipse solar no povoado Formosa (município de Macururé-BA). Momento raro para os moradores, esse eclipse de formato anular, se projetou com mais de 70%, assim escondendo considerável parte do sol da região, fato não visto a quase 30 anos. Fenômenos assim são comuns por todo mundo, mas o que chamou a atenção foi o protagonismo no Nordeste Brasileiro, onde em pontos chegou a 100% neste histórico 14 de outubro de 2023.
Em Formosa foi possível observar em plena tarde, vôos diferentes de pássaros e a necessidade de acender as luzes das residências mais cedo.
O espetáculo atraiu a curiosidade de populares que reservaram um tempinho para prestigiar através de observações e registros fotográficos.



Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

TROVOADA EM AGOSTO? LOCALIDADES DA REGIÃO REGISTRAM CHUVA NESTE DOMINGO

28/08/2023 08:59

Pode ser uma imagem de tornado, árvore, céu e texto

Apesar dos principais institutos de meteorologia não indicarem, mas o forte calor, associado a alta umidade, provocaram a volta da chuva em pontos da região na tarde deste domingo (27/08). No povoado Formosa (município de Macururé-BA) não choveu, houve registro de consideráveis rajadas de ventos e trovoadas em zona.

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NA REGIÃO; REGISTRO DE GRANIZO EM COMUNIDADE

28/08/2023 08:56

Imagem ilustrativa

Neste domingo (27/08), algumas regiões do Sertão Baiano que sofriam com a longa estiagem que já durava alguns meses, voltou a chover de forma considerável, deixando açudes cheios. Porém o que se tratava de uma ótima notícia se transformou em pesadelo para alguns na comunidade Cachoeira, distante 13 quilômetros do povoado Formosa, município de Macururé-BA. De acordo com informações de populares, uma forte chuva, acompanhada de rajadas de ventos, granizo e trovoadas assustaram moradores da Cachoeira. Essa tempestade provocou vários estragos, como o destelhamento de casas e desabamento de muro.

No povoado Formosa não choveu, mas o vento provocou alguns danos mais leves.

Algumas outras comunidades da região registraram chuva.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

FORMOSA-BA: CHUVAS DESTA SEXTA CONTRIBUÍRAM PARA QUE 'AÇUDE DA BR' TRANSBORDASSE; POVOADO REGISTROU 62 MILÍMETROS

13/05/2023 16:50

À noite desta sexta-feira (12/05) foi marcada por chuva em Formosa, município de Macururé - BA e região. Ela veio, no povoado, de significativa duração, variando de intensidade entre média a forte, duração boa parte da noite, registrando 62 milímetros (mm) de água, ou seja, 62 litros de água em cada metro quadrado. Maio vai somando até o momento 97 mm, no povoado.

Essa chuvarada na região contribuição para que o principal açude de Formosa transbordasse.

Trovões e relâmpagos acompanharam boa parte dessa chuva.

A previsão de mais alguma chuva na região.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

>>

FORMOSA-BA: CHUVAS DESTA QUARTA CONTRIBUÍRAM PARA QUE 'AÇUDE DA BR' FICASSE A 18 CENTÍMETROS DE TRANSBORDAR

05/05/2023 11:32

À tarde desta quarta-feira (03/05) foi marcada por chuva em Formosa, município de Macururé - BA e região. Ela veio, no povoado, em forma de pancadas rápidas, variando de intensidade entre média a fraca, duração boa parte da tarde, registrando 21 milímetros (mm) de água, ou seja, 21 litros de água em cada metro quadrado. Maio vai somando até o momento 31 mm, no povoado.

Essa chuvarada na região contribuição para que o principal açude de Formosa ficasse a 18 centímetros de transbordar.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

>>

FORMOSA-BA: MARÇO VAI CONTABILIZANDO ATÉ O MOMENTO 146 MILÍMETROS; ACIMA DA MÉDIA NO MÊS

24/03/2023 22:20


As chuvas que vem caindo nos últimos dias na região, contribuíram para o aumento no volume dos reservatórios e para o enverdecimento da vegetação.
No povoado Formosa (município de Macururé-BA), o acumulado do mês de março, até o momento, é de 146 milímetros (mm), acima da média do mês, que é de 110 mm (números desde de 1999). Tudo isso é motivo pra o sorriso no rosto do sertanejo, que já estava muito preocupado com o cenário que vinha sendo desenhado, o de secura muito cedo.
A previsão é de mais alguns episódios de chuvas nos próximos dias.

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

>>

EUCLIDES DA CUNHA-BA: PREFEITURA DIVULGA ATRAÇÕES DO ARRAIÁ DO CUMBE 2023; CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

24/03/2023 21:32

A Prefeitura de Euclides da Cunha-Ba divulgou nesta sexta-feira (24/03), a programação do Arraiá do Cumbe 2023. O evento que faz parte do calendário junino e é um dos principais destinos durante o período, este ano o evento será realizado entre os dias 23 a 26 de Junho. 
Serão quatro dias de festividade, com muito forró, combinando bandas de forró renomadas nacionalmente e atrações locais sendo valorizadas como ótimos artistas da casa, que sempre fazem boas apresentações. 

Confira as atrações:

Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Igor e Lulinha, Limão com Mel, Alcymar Monteiro, Magníficos, Danniel Vieira, Rafinha Big Love, Acácio, Nino Coutinho, Oh Polêmico e entre outras atrações.
A grade de atrações com as respectivas datas ainda não foi divulgada. Assim que estiver, iremos divulgar.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

FORMOSA-BA: ÚLTIMAS 12 HORAS COM REGISTRO DE 37 MILÍMETROS; CHUVA DEVE CONTINUAR

20/03/2023 08:06

Depois de 3 dias de forte calor, a chuva voltou a caiu entre a noite deste domingo (19/03) e a madrugada desta segunda-feira (20/03), no povoado Formosa (município de Macururé, nordeste da Bahia). Essa instabilidade veio em forma de algumas pancadas, contabilizando 37 milímetros (mm).

Durante boa parte dessa chuvarada, houve registro de trovões e relâmpagos; mas ausente de ventos.

A previsão é de mais chuva no decorrer da semana.

Março vai registrado até o momento 101 mm.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

>>
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

MATÉRIAS MAIS POPULARES:

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE ATINGE O POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR

MORRE FORMOSENSE VÍTIMA DE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRETA, NA BR-116, EM BENDEGÓ-BA

JOVEM QUE POSSUI FAMILIARES NA FAZ. QUEIMADA DO MILHO (CHORROCHÓ-BA) FOI DESTAQUE NO PROGRAMA GLOBO REPÓRTER; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE MATHEUS

- MACURURÉ-BA: IGREJA CATÓLICA REALIZA A INSTITUIÇÃO DE MINISTROS DA PALAVRA E DA EUCARISTIA; CONFIRA

OLHEIRO ELOGIA GAROTO FORMOSENSE QUE É PROMESSA NO FUTEBOL: ‘MUITO INTERESSANTE’

- MACURURÉ-BA: VEREADOR ADEMIR FAZ ALGUMAS INDICAÇÕES; INCLUSIVE PARA FORMOSA

EMPRESÁRIO COMERCIAL AJUDA GAROTOS FORMOSENSES COM MATERIAIS ESPORTIVOS (FOTOS E VÍDEOS)

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS

- FORMOSA-BA: MORRE JOEL DA CACHOEIRINHA

FORMOSA-BA: MORRE FABINHO SANFONEIRO

FORMOSA-BA: FAMÍLIA SANTOS MAIS UMA VEZ DE LUTO; FALECEU MEIRE, IRMÃ DO SANFONEIRO FABINHO

- MORRE EM FORMOSA-BA, AOS 97 ANOS, SEU ZÉ LINO

- FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA

TARDE DE SEXTA-FEIRA (8/1) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA

- CHUVA CONTÍNUA PREOCUPA MORADORES DE FORMOSA-BA

CANUDOS-BA: CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NO POVOADO DE BENDEGÓ

FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A 4ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

FORMOSA-BA: NOVA IGREJA CATÓLICA ESTÁ SENDO ERGUIDA; SAIBA COMO AJUDAR

FORMOSA-BA: CATÓLICOS HOMENAGEIAM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

- JOVEM FORMOSENSE SE DESTACA NO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL (FACE), NA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA

- FORMOSA-BA: AÇUDINHO TRANSBORDANDO, MAIS DE 10 HORAS DE CHUVA COM 101 MILÍMETROS E AÇUDE DA BR COM ENCHENTE SUPERIOR A 2 METROS DE ALTURA EM CADA SANGRADOURO MARCARAM ESTA QUARTA (20) NO POVOADO

FORMOSA-BA: PRIMEIRA CHUVA DE 2016 FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE PRATICAMENTE ENCHER

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE PROVOCA TRANSTORNOS NO POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR NOVAMENTE

- INAUGURADA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO (MACURURÉ-BA)

FORMOSA-BA: CAMINHÃO DESGOVERNADO ATINGE MOTOCICLETAS, PARTE DE ÁRVORE, PAREDE E MURO DE RESIDÊNCIAS, ALÉM DE GAIOLA DE BOTIJÃO ASSUSTANDO MORADORES; FELIZMENTE APENAS PREJUÍZOS MATERIAIS

FORMOSA-BA: EM VISITA A SUA TERRA NATAL, CIDADÃO VER ABANDONO POR PARTE DO PODER PÚBLICO AO POVOADO

ALUNOS DE MACURURÉ-BA FORAM ÀS RUAS POR MELHORIAS NO FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL; VÍDEO/FOTOS

- FORMOSA-BA: JANEIRO SE DESPEDE COM CHUVA ACOMPANHADA DE RAIOS, TROVÕES E RELÂMPAGOS; CONFIRA TODO O HISTÓRICO DO MÊS

COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA

FORMOSA-BA: CHUVAS DESTE INÍCIO DE SEMANA FAZEM DO MÊS DE JANEIRO DE 2016 O MAIS CHUVOSO QUE SE TEM REGISTRO

- FORMOSA-BA: 66 MILÍMETROS FORAM REGISTRADOS EM POUCO MAIS DE 2 HORAS DE CHUVA FORTE; PRINCIPAL AÇUDE DO POVOADO TRANSBORDA NOVAMENTE

FORMOSA-BA: REALIZADO O SORTEIO DOS CONFRONTOS DO TORNEIO DE FUTEBOL QUE SERÁ REALIZADO DURANTE A 2ª EDIÇÃO DO FORMOSA EVENTOS EM ABRIL 2017

CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE O FORMOSA EVENTOS 

FORMOSENSE É ENVIADO PARA A COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS DURANTE MISSA NO POVOADO

FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO

- FORMOSENSE COMEMORA 90 ANOS DE VIDA; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DONA MANINHA REIS

RETROSPECTIVA FORMOSA 2015: PESSOAS QUE NOS DEIXARAM PRA MORAR NO CÉU

MACURURÉ-BA: MORADORA COBRA PROVIDÊNCIA DE RESPONSÁVEIS PELA RETIRADA DO LIXO EXPOSTO EM SEU BAIRRO

REALIZADO EM FORMOSA-BA, AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE FORMOSA E VÁRZEA DA EMA; CONFIRA TODOS OS DETALHES

FORAM REALIZADOS NA COMUNIDADE DE VÁRZEA DA EMA-BA AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE VÁRZEA DA EMA E FORMOSA; CONFIRA DETALHES

ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

CONFIRA TODAS AS EMOÇÕES QUE LEVARAM O TIME DA SERRA DO TONÃ A SER O GRANDE CAMPEÃO DO 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA COMUNIDADE DE PILÃOZINHO (BODOCÓ) – MACURURÉ-BA

MACURURÉ-BA: SESSÃO DA CÂMARA FOI MARCADA POR INÚMERAS RECLAMAÇÕES DE VEREADORES E COMUNIDADE A ‘FALTA DE AÇÕES’ DO PODER EXECUTIVO; CONFIRA DETALHES DA REUNIÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (30) + VÍDEOS!

 

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.