COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA

25/04/2016 18:41

Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Formosa 

 

A tarde deste domingo (24/04) ficou marcada na história da Capela do Sagrado Coração de Jesus, em Formosa (município de Macururé-BA), pela a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional de Aparecida (SP). A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. 

Momento de recepção da santa 

 

A princípio, por volta de 15h30m, a imagem da Padroeira do Brasil chegou ao povoado pela entrada que dá acesso a comunidade do Santo Antônio, também no mesmo município, de onde já havia visitado pela a manhã a também padroeira Nossa Senhora Aparecida daquela localidade.

A santa foi recepcionada por dezenas de pessoas nas proximidades da residência da Senhora Inês Ferreira (distante 1 km de Formosa) com queima de fogos e cânticos. A partir desse momento, formou-se procissão que seguiu até a Avenida Principal de Formosa, tendo como destino a igreja católica do povoado, de onde foi celebrada missa festiva presidida pelo Padre Marcílio Reis e tendo animação musical-instrumental da jovem Tífany Nayara, que cantou entre algumas canções, a música Romaria de autoria de Renato Teixeira de Oliveira. Durante esse momento, o padre ressaltou a história da santa.

 

Padre explicando a história da santa 

Público presente na missa 

Tífany Nayara - Animadora musical-instrumental 

 

Momentos antes do desembarque da santa da igreja, ainda teve outra procissão até a Rua da BR-116, local de despedida.

Durante procissão de despedida 

Faixa de homenagem a santa 

 

Depois dessa visita a Formosa, a imagem da Padroeira seguiu para Macururé, de onde seguirá passando por outras comunidades paroquiais.

Aparição

Segundo a tradição Católica, em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem.

A tradição diz que, juntando as duas partes viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento que chamaram de milagre. Por ter aparecido dessa forma, o povo a nomeou de "Aparecida", nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

 

Mais fotos:

 

 

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fotos: Beatriz Silva

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.