FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO

04/11/2015 16:06

 

Foto: Barragem que fornece água via encanação para mais de 300 pessoas.

 

Historicamente a estação chuvosa do semiárido baiano compreende os meses de outubro a abril, época que acendem a esperança ou a desilusão de todos que nessa região habita.

Passando escasso o mês de outubro, a preocupação desse sertanejo já começa a se alimentar, consequentemente a vegetação e as fontes de água denunciam que estamos precisando de ajuda.

Com o alerta de El Niño bastante severo e/ou devastador para a estação chuvosa (2015-2016), espera que as chuvas diminuam ou até faltem nesse período que tradicionalmente já se iniciou.

A água encanada em Formosa, município de Macururé, é proveniente de uma barragem que fica localizada há poucos metros do povoado e às margens da BR 116, sendo que devido ao estado crítico que se encontra essa barragem, a qualquer momento poderá ser interrompido esse tipo de fornecimento.

Buscando saber a real situação dos principais açudes com suas águas, desse povoado, a reportagem do Formosa News percorreu num raio de 3 Km (quilômetros) e encontrou a seguinte realidade:

 

Fotos: Barragem da BR-116 (Formosa)

 

·         Barragem da BR-116: estado crítico, muitos acreditam que a continuação de retirada de suas águas através da encanação, fará com que a mesma seque antes mesmo de dezembro;

 

 

 

Foto: Barragem do Mulungu

·         Barragem do Mulungu: devido ao pouco uso, caso não chova, mesmo assim só deverá secar em 2016;

 

 

Fotos: Barragem de Abedias Gago

·         Barragem de Abedias Gago: Já se encontra seca;

 

 

 

Foto: Açude Velho

·         Açude Velho: dependendo da retirada da água, ele talvez só seque em 2016;

 

 

 

Foto: Açudinho

·         Açudinho: dificilmente terá mais água em dezembro.

 

Portanto, fica o alerta pra o sertanejo continuar sempre preservando e/ou procurando alternativas de convivência com a seca.

 

 

Formosa News apoia essa causa.

 

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.