TARDE DE SEXTA-FEIRA (8) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA

09/01/2016 17:04

Foto 1: Anúncio de chuva

 

Por volta de 14h 00m desta sexta-feira (08/01), chuvas localizadas associadas à presença de raios e fortes trovões anunciaram que mais um forte temporal estava por vim em Formosa (município de Macururé, nordeste da Bahia). Essa chuvarada chegou com força às 14h 13m, provocando novamente em menos de 1 hora alguns alagamentos em residências; além de arrastar areia e bastante pedra (entulho) para as áreas que possuem calçamento. Em imagens registradas pelo o Formosa News, observa que semelhante as fortes chuvas da madrugada de sexta (8), em alguns momentos desse temporal ficou praticamente intransitável se locomover por algumas vias do povoado.

Fotos de 2 a 5: Chuva intensa em Formosa

 

Fotos 6 e 7: Entulho arrastado pelas chuvas

 

Durante essa precipitação, houve registro de trovões barulhentos e queda próxima a estabelecimentos comerciais e de serviços do povoado, de um raio na primeira hora de chuva, fato esse que povavelmente culminou na queima de alguns aparelhos celulares. A partir daí houve uma pausa na chuva forte, ficando apenas os chuviscos que durou aproximadamente 50 minutos, tempo suficiente para moradores de Formosa, Chorrochozinho e alguns viajantes admirassem a beleza proporcionada por mais uma enchente do açude principal de Formosa (na BR-116) e com certeza todo esse momento valeu um selfie de recordação. A alegria estava no rosto de todos que testemunham esse momento histórico, mesmo vendo animais serem carregados pela a água e aos poucos uma das pontes que permite que o açude transborde seja destruída a cada enchente que passa. 

Foto 8: Açude cheio

Fotos 9 e 10: Açude transbordando com bastante força nas duas pontes

Foto 11: Pessoas observando vazão de água do açude

Fotos 12 e 13: Riacho Grande (Divide Macururé e Chorrochó) próximo a Formosa

Foto 14: Agravamento de estragos em uma das pontes

 

Passados esse tempo, a chuva retorna novamente com intensidade entre média e forte por aproximadamente 35 minutos. Toda essa combinação de instabilidade contribuiu para o acúmulo de 61 milímetros, ou seja, 61 litros de água em cada metro quadrado durante a tarde e ajudando a contabilizar 132 milímetros num tempo de 17 horas, dentro do povoado.

 

 

Mais fotos da tarde chuvosa

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.