7 DIAS SEGUIDOS DE CHUVAS, FORMOSA-BA JÁ REGISTRA 243 MILÍMETROS E 3 AÇUDES TRANSBORDANDO; MAS DESABAMENTOS PARCIAIS DE RESIDÊNCIAS JÁ PREOCUPAM MORADORES

07/02/2020 21:01

Image

As chuvas que vem caindo nos últimos dias no povoado de Formosa, município de Macururé, nordeste da Bahia, trazem a esperança de dias melhores para os moradores que convivem frequentemente com a falta de água, porém as boas notícias de que 243 milímetros (mm) de chuva caíram no povoado; além do Açude da Br, Barragem do Mulungu e Barragem de “Abidias Gago” transbordarem, porém, há uma preocupação de muitos dos seus moradores, principalmente no que se refere as condições estruturais de suas residências, pois várias delas correm algum risco de desabamento e estão frequentemente sendo vítimas das enxurradas.

De acordo com informações recebidas pelo o Formosa News, ao menos 3 construções já perderam cômodos, sendo que 1 (uma) delas perdeu da parte central até o fundo do imóvel e outra uma área de serviço; além de uma terceiro com desabamento de cozinha e encontrando-se com sério risco de desmoronar outro cômodo a qualquer momento, influenciado principalmente pelas as enormes rachaduras existentes e a quantidade de água que vem caindo. Lembrando a todos que até o momento não há registro de feridos e também que à maioria dessas casas não estão habitadas no momento, ou seja, permanentemente encontram-se fechadas e/ou para uso de guardar algum bem.

Vale ressaltar também que o acumulado de água no solo neste mês de fevereiro já vem sendo elevado. Até o momento, os números significam mais de 3 vezes da média do mês que é de 75 mm  (números de 1999-2012) e tudo isso com certeza contribui para esses riscos acima citados; e também para aumentar as crateras na via de acesso entre Formosa e a localidade de Chorrochozinho.

A última chuva registrada no povoado até o término dessa matéria (21h26m) desta sexta-feira (7) veio com bastante ventos e trovoadas em zona. Ela teve início as 20h50m e término as 21h10m, contabilizando 18 milímetros.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.