82 MILÍMETROS, 3 AÇUDES TRANSBORDANDO, APARELHOS DOMÉSTICOS QUEIMADOS, ALAGAMENTOS E ATÉ DESABAMENTO, SÃO ALGUNS DOS REFLEXOS DO TEMPORAL DO ÚLTIMO SÁBADO EM FORMOSA-BA

18/02/2019 14:50

Por volta de 22h 00m deste sábado (16/02), chuvas localizadas associadas à presença de relâmpagos e fortes trovões anunciaram que um forte temporal estava por vim em Formosa (município de Macururé, nordeste da Bahia). Essa chuvarada chegou com força, provocando alguns alagamentos em residências; além de arrastar areia e bastante pedra (entulho) para as áreas que possuem calçamento. Em alguns momentos desse temporal, que somou 82 milímetros (mm), ficou praticamente intransitável se locomover por algumas vias do povoado. Há relato de desabamento de parte de parede de uma residência.

Durante essa precipitação, houve registro de trovões barulhentos e queda de raio próximo, fato esse último que provavelmente culminou na queima de alguns aparelhos, como roteadores de internet; e até eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Não só foi de transtornos e percas não, mas de alegria também, estava no rosto de todos que testemunham o transbordamento do Açude Principal (da Br), um momento histórico, desde 14 de fevereiro de 2016 que isso não acontecia.

Além do principal açude mais outros dois açudes do povoado transbordaram,  o Mulungu e o de Abidias Gago.

Como já havíamos divulgado no boletim meteorológico de quinta que tinha ótima chance de chuva no fim de semana,  pois é, ela veio com força,  começando pelo o rápido aguaceiro de sexta com 5 mm,  passando pelo o temporal de sábado de 82 mm e terminando com a pancada de 7 mm registrado no fim da tarde de domingo; totalizando 94 milímetros, chovendo em pouco mais de 48 horas acima da média do mês de fevereiro,  que é de 75,9 milímetros (números de 1999-2012).

Ainda há previsão de mais chuvas pra essa semana.

 

Imagens do transbordamento do Açude Principal de Formosa no último sábado:

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.