AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE UAUÁ-BA PARTICIPAM DE PRÁTICAS DE MANEJO SANITÁRIO DE CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO

11/04/2017 00:48

Agricultores e agricultoras familiares de Uauá participam de práticas de manejo sanitário de caprinos e ovinos no Semiárido

Na região semiárida, a criação de Caprinos e Ovinos tem se perpetuado como uma atividade econômica rentável para agricultores (as) familiares. Mas são necessários alguns cuidados para se alcançar a rentabilidade e garantir animais saudáveis, um deles é com o manejo sanitário, que trata da saúde e bem-estar animal. Tema bastante discutido junto aos agricultores (as) familiares, público do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural de Povos e Comunidades Tradicionais, no município de Uauá – BA, realizado pelo Irpaa.

Com este objetivo a turma esteve reunida na Comunidade Sítio do Zacarias, no dia 05 de abril, a para mais uma atividade coletiva do projeto, discutindo sobre manejo de caprinos e ovinos. Os conteúdos trabalhados na atividade foram sobre a saúde animal, como a limpeza e desinfecção das instalações, vacinação, vermifugação, tratamento de ferimentos, manejo na ordenha, modelos de instalações para caprinos e ovinos, doenças que acometem o rebanho e mineralização animal. Conteúdos discutidos pontualmente através de panos com desenhos ilustrativos.

Em seguida, foi realizada uma prática para a produção de sal vermífugo e sal vitamínicos naturais, utilizando o potencial forrageiro da Caatinga, como a Caatingueira. A prática para produção de sal, com intuito de mineralizar os animais, é de baixo custo e gera ganhos para a criação de caprinos e ovinos. Para os(as) agricultores (as) toda a atividade, deste a exposição dos conteúdos até a prática, foi um sucesso e o tema foi bastante pertinente, pois a criação de caprinos e ovinos é uma atividade que está no cotidiano da maioria das famílias, registraram os(as) participantes no momento de avaliação da atividade. Enquanto os agricultores (as) estavam na atividade, os(as) seus filhos(as) estavam ao mesmo tempo em outro espaço aprendendo, brincando, discutindo sobre semiárido com base em uma educação contextualizada. Essa atividade lúdica e recreativa garante o envolvimento das crianças numa aprendizado que pauta a realidade que estão inseridas, significando os saberes e o ambiente de uma outra forma.

Texto: Wermerson Cardoso Silva Matos, colaborador do Irpaa no município de Uauá
Foto: Arquivo Irpaa
Edição: Eixo Comunicação

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.