A informação a todo momento

AGROINDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS É TEMA DE ENCONTRO EM CURAÇÁ-BA

16/11/2015 18:01

A colocação em atividade de uma agroindústria de processamento de frutas no Perímetro Irrigado de Curaçá, município de Juazeiro/BA, foi o tema da reunião realizada sexta (13), entre o superintendente regional da Codevasf, José Hailton Carneiro de Oliveira, e representantes da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (AFRUPEC) e produtores rurais daquela localidade. As demandas apresentadas pelos agricultores foram: a elaboração do Plano de Gestão/parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); ligação da parte elétrica / caldeira; e Termo de Cessão de Uso por parte da Codevasf à Associação beneficiada.

O superintendente destacou o empenho do Governo Federal (Ministério da Integração Nacional / Codevasf); junto ao Estadual, Municipal, além do apoio do Legislativo no sentido de conhecer as demandas dos Perímetros Irrigados e assim, alcançar as melhores soluções. “Assumi há cerca de 30 dias esta Superintendência e a minha vontade é atender a todos de forma clara e verdadeira, e acredito que dentro em breve, inauguraremos esta Agroindústria”.

Vale salientar que, a Unidade está localizada num galpão de cerca de 600 m2 cedido pela Codevasf construído no Núcleo Habitacional 4 do Perímetro Irrigado de Curaçá e recebeu investimentos de aproximadamente R$ 900 mil, frutos de emenda parlamentar (aquisição de máquinas e equipamentos), por meio de convênio entre a Codevasf e a Fundação de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Fundesf).

 Conforme o presidente da AFRUPEC, Josival Barbosa, a colocação em funcionamento do espaço servirá para diminuir as perdas e agregar valor à produção de frutas na região com maior geração de emprego e renda. “Assim, frutas típicas serão usadas no processamento de polpas, geleias, etc, com capacidade de produzir 3 toneladas / dia”.

A Associação reúne atualmente 32 pessoas e beneficiará diretamente 265 pequenos produtores que produzem coco, manga, maracujá e melancia para comercialização em cidades como: São Paulo e Rio de Janeiro. Estiveram presentes ao evento, Flávio Luis, representando os deputados Mário Negromonte Júnior e Eduardo Salles, além de analistas em Desenvolvimento Regional da Codevasf Juazeiro.

 

Formosa News apoia essa causa.

 

 

Fonte: Ascom Codevasf  / Foto: Divulgação (Geraldo José)

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode