ARTIGO: FÁBIO ALEXSANDRO COSTA BASTOS SOBRE AUGUSTO ARAS (NETO DE EUCLIDENSE)

13/09/2019 14:44

Augusto Aras, indicado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de procurador-geral da República (PGR), uma das instituições mais importantes da República Federativa do Brasil, é neto de José Aras, natural de Euclides da Cunha (antiga Nossa Senhora do Cumbe, na Bahia). A mudança do nome do referido município foi idealizada por José Aras para prestigiar o renomado escritor carioca, natural de Cantagalo (RJ), que também era jornalista. A letra do Hino oficial do município de Euclides da Cunha também foi escrita por José Aras. Escritor, poeta, autodidata, repentista, profundo conhecedor da hidrografia da Bahia e “vedor”, ele foi um renomado historiador, retratando, principalmente, a “Guerra de Canudos” e Antônio Conselheiro. Foi o precursor do povoado de Bendegó, atualmente batizado de Distrito de Canudos, onde instalou o “museu de Canudos”.

No lugarejo, residiu Custódio Sabino da Costa, que foi vereador por vários mandatos pelos municípios de Euclides da Cunha e Canudos. O “coronel” Custódio foi também delegado e líder político, tendo exercido profunda contribuição para a emancipação do distrito de Cocorobó e o povoado de Bendegó. Custódio é avô do euclidense Fábio Alexsandro Costa Bastos, juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia, atualmente lotado na 2ª vice-presidência do TJ-BA, ex-corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; de Fabíola Costa Bastos, psicopedagoga e mestra em Educação, renomada professora e educadora, atualmente secretária de Educação do Município de Euclides da Cunha; e de Marcos Costa Bastos, conceituado advogado, integrando escritórios de advocacia em Euclides da Cunha e Salvador.

O nome dado ao povoado de Bendegó decorre da “pedra do Bendegó”, meteorito encontrado em 1784, com 5.360 kg, o maior siderito já encontrado em solo brasileiro, e, à época, o terceiro maior do mundo. Em 1888, a “pedra do Bendegó” foi transferida para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista e resistiu ao incêndio ocorrido no museu em 2018. Os baianos Vladimir Aras, procurador da República (MPF) e renomado jurista, bem como José Aras Neto (advogado e professor), integrante da lista tríplice da OAB para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia também são netos de José Aras. O pai de Augusto Aras (Roque Aras) é renomado advogado e jurista, foi secretário municipal e vereador em Feira de Santana, deputado estadual e federal. Roque Aras, 87 anos, é uma personalidade respeitabilíssima na sociedade brasileira, de condutas moral, ética e profissional inabaláveis e incorruptíveis e também é euclidense — nasceu em Monte Santo, em 1932 (nesta data, Euclides da Cunha era um Distrito de Monte Santo).

Adalgisa Aras, professora e odontóloga, filha de José Aras, irmã de Roque Aras, é tia de Augusto Aras, natural de Euclides da Cunha, fixou residência nesta cidade e, durante muitos anos, ensinou nos colégios estaduais José Aras e Educandário Oliveira Brito. A professora Josefa da Costa Bastos, filha de Custódio Costa, exerceu o cargo de vereadora e foi professora e diretora em várias escolas estaduais em Euclides da Cunha, além de ter exercido por mais de uma década o cargo de coordenadora estadual de Educação.

Augusto Aras será sabatinado pelo Senado Federal e a aprovação é desejo dos brasileiros e, sobretudo,dos baianos. Tem uma brilhante carreira como advogado, subprocurador-geral da República, professor da Universidade Federal da Bahia e da UNB (Universidade de Brasília), jurista respeitado mundialmente pelo seu vasto conhecimento jurídico, é um intelectual que pautou sua carreira com muito respeito à Constituição e atuou, invariavelmente, com seriedade, honestidade, comprometimento, coragem e altivez.

A indicação de Augusto Aras, portanto, não é, apenas motivo de orgulho para todos nós baianos e euclidenses, mas é uma “pedra preciosa”, tão importante quanto a “pedra do Bendegó”, maior meteorito já encontrado no Brasil.

Por desígnios de Deus, todos nós de Euclides da Cunha e do Bendegó ganhamos duas grandes e importantes “pedras”. Augusto Aras, nossa “pedra preciosa”, também é do Brasil e dos brasileiros, da Bahia e dos baianos, de Euclides da Cunha e dos euclidenses, do Bendegó e dos bendegoenses. Todos nós brasileiros contamos e confiamos que nossa “pedra preciosa” não apenas brilhará na PGR, exercerá importante e imprescindível trabalho para a economia do Brasil, para o aperfeiçoamento da instituição e contribuirá para a independência e harmonia entre os Poderes.

Augusto Aras brilhará sem ofuscar o brilho de todos os brasileiros que lutam e sonham por uma sociedade mais justa, assim como, contribuirá para as instituições públicas e os Poderes independentes e harmônicos, cumprindo-se a Constituição . Que Deus continue iluminando nossa “pedra preciosa”.

*Fábio Alexsandro Costa Bastos é juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia, lotado na 2ª vice-presidência do TJ-BA, ex-corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

 

Fonte: Jovem Pan – Reproduzida por Agro News

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.