BÓLIDO DIURNO: PESQUISADORES DO PROJETO EXOSS ESTÃO ANALISANDO O ‘BARULHO ESTRANHO’ OUVIDO NO POVOADO FORMOSA E LOCALIDADES DO SERTÃO BAIANO

12/11/2018 21:12

No dia 08 de novembro às 14 horas aproximadamente (15 horas horário de Brasília), na região norte/nordeste da Bahia e divisa com Pernambuco, diversas pessoas relataram nas redes sociais terem ouvido um forte estrondo (clique aqui e relembre). Na cidade de Juazeiro e vizinhança, ocorrem menos relatos, porém de avistamento de uma forte luz no céu, seguida de uma trilha de fumaça após o clarão.

A Exoss recebeu os primeiros relatos na madrugada de 09 de novembro e iniciou a coleta de dados. Até o momento não há imagens ou vídeos do evento. Apenas dois relatos foram registrados na ferramenta Reporte um Bólido.

Apesar da claridade do sol, meteoros muitos brilhantes podem ser vistos durante o dia, mas a trilha de fumaça persistente no céu, seguida de um boom sônico são os dois fatores mais comuns para identificar se a causa é de fato algum objeto entrando na atmosfera.

Os relatos tem uma área de dispersão consistente com os avistamentos do clarão, seguido da fumaça e do estrondo em uma área que não havia previsão de chuva, o que nos leva de forma preliminar, suspeitar se tratar de um evento de meteoro ocorrido nas cidades marcadas no mapa acima.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA VÍDEO!

 

Mais detalhes serão informados posteriormente, a partir de novos relatos e ou imagens.

Coleta de dados: Amanda Martins

Edição e mapas: Eduardo Santiago

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: Exoss

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.