BRASIL: GOVERNO VOLTA ATRÁS E MANTÉM ADIANTAMENTO DO 13º A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

19/08/2015 22:55

 

Governo volta atrás e mantém adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas
(Foto: EBC)

O governo voltou atrás e decidiu manter o adiantamento da metade do 13º salários aos aposentados e pensionistas, que havia sido suspenso recentemente pelo Ministro da Fazenda. A presidente Dilma vai analisar alternativas para a forma de pagamento da antecipação ainda nessa quarta (19), adiantou o jornal Folha de S. Paulo. 

O pagamento antecipado de metade do 13º salário não é obrigatório por lei. Há nove anos, o governo federal vinha permitindo o repasse de metade do valor na folha de pagamento de agosto. Só que em 2015 o Ministério da Fazenda não incluiu a despesa na folha do mês, paga entre o final de agosto e setembro.

A justificativa dada para a suspensão do adiantamento, anunciado no dia 14 de agosto, tinha sido a falta de fluxo de caixa para bancar a despesa. O gasto representa um impacto de R$ 15,8 bilhões no orçamento, que já estava previsto para o orçamento do ano independente da data de pagamento. 

O motivo da mudança no posicionamento do governo, segundo a Folha de S. Paulo, se deve à ameça do Congresso de aprovar uma norma obrigando o Planalto a antecipar a despesa.

Além disto, o próprio PT teria alertado a presidente sobre o "custo social" que a medida causaria, já que os beneficiários não tinham sido avisados com antecedência sobre a suspensão do adiantamento, e muitos já haviam contraído dívidas na expectativa de receber o dinheiro entre agosto e setembro.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Correio da Bahia.

 
Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.