CANUDOS-BA: REALIZADA A 6ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA CAPRINOVINOCULTURA INTEGRADA NO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

23/11/2015 23:12

No dia 21 de novembro de 2015, as 9:00h (nove horas da manhã) iniciou - na Escola Arnaldo Ferreira, situada no Bairro do DNOCS no município de Canudos - BA a 6ª Audiência Pública para o Fortalecimento da Caprinovinocultura Integrada no Território do Sertão do São Francisco.

Damião secretário de agricultura do Município de Canudos – BA fez a abertura do evento anunciando os nomes das entidades parceiras, apresentando os convidados das entidades da sociedade civil, poder público do município de canudos e agricultores/as das comunidades tradicionais de fundo de pasto da cidade de canudos. No evento estavam presentes representantes de diversos setores, sendo elas;

Prefeitura municipal de Canudos na representação do Prefeito Genário Rabelo (Geo), Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Câmara Municipal de canudos, Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Canudos, Paroquia de Canudos, STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canudos – BA, SETAF – Serviço Territorial de apoio à Agricultura Familiar na presença de Sr. Egnaldo Xavier, Representantes das comunidades de fundo de pasto do município de Canudos – BA, COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá na representação do Sr. Jorge Trindade, IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, na presença do Sr. David Mota, ISAC – Instituto Social Antônio Conselheiro, na presença da Srª. Luzinete Cardoso, COOPERBODE – Cooperativa de Trabalho Agropecuária Familiar dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Uauá e Região, com a presença do Sr. Robson Rodrigues.

O prefeito do município de Canudos Sr. Genário Rabelo, fez a abertura da mesa agradecendo a presença de todos os participantes envolvidos na audiência, o mesmo falou da importância das comunidades e associações estarem mais unidas para conseguirem realizarem seus sonhos e conseguirem seus direitos, falou também da organização do município de Uauá que ao longo 36 (trinta e seis anos) vem desenvolvendo a trigésima sexta, feira de caprinos e ovinos no município de Uauá. E que no município de Canudos, só agora percebeu a importância da Capri ovinocultura. E assim já realizou a segunda feira de caprinos na sede e na comunidade de angico, para mostrar a importância e fortalecer a caprinovinocultura no município de Canudos.

O senhor Egnaldo Xavier, falou da fundação dos SETAF, no Território do Sertão do São Francisco e qual seria a contribuição do mesmo nos municípios de atuação, falou também que o estado estar de porta abertas para dialogar com os municípios para fortalecer a caprinovinocultura e ações desenvolvidas na agricultura familiar dos municípios.

Após a apresentação de todas as entidades e seus representantes, início as falas dos agricultores que tinha como objetivo apresentarem propostas para elaboração e construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Caprinovinocultura no Território do Sertão do São Francisco.  

 

 

 

 

FALAS E PROPOSTA DOS AGRICULTORES DURANTE O EVENTO.

 

 

O sr. Dede, mora na comunidade 150, o mesmo fala da necessidade de se ter mais aguadas para a produção, sugere que seja construída mais aguadas comunitárias nas comunidades para dar suporte aos rebanhos, o mesmo fala também da evasão de muitas famílias que foram embora para são Paulo e deixaram suas propriedades de porteiras fechadas e ater mesmos venderam tudo que tinha.

O Sr. Delegado agricultor, mora comunidade poço de cima, como proposta ele fala da necessidade de capacitação dos agricultores direcionadas na área de sanidade animal.

O Sr. Washington falou da importância dos trabalhos com os alunos nas escolas, trabalhar temas direcionados com a realidade de vida dos alunos nas comunidades, cita como, por exemplo, Educação Contextualizada e implantação de matrizes e melhoramento na Caprinovinocultura de leite nas propriedades e cobra mais agilidade nas ações do governo Municipal, Estadual e Federal, fala também da importância das instituições atuantes no município de Canudos e de estarem mais unidas.

José Wilton fala da necessidade de ATER direcionada para caprinovinocultura, Melhoramento da fiscalização de animais que chegam de outras regiões, causando ameaças aos rebanhos nativos do município e a realização de intercâmbios entre agricultores de outras cidades e regiões.

Lucio da comunidade de angico, falou da importância da união dos agricultores nas comunidades e convida todos para participar da 2ª feira de Caprinos que acontecerá na comunidade de angico, nos dias 28 e 29 de novembro.

Lucas representante da paroquia, fala da fragilidade da acessória técnica, que não tem uma continuidade, apresenta como proposta uma acessória continuada aos agricultores.

Dona Lurdes da Associação de mulheres empreendedoras, fala da dificuldade que os agricultores têm para escoar suas produções de origem animal, no PAA e PNAE, e apresenta como proposta a criação do selo SIM – Selo de Inspeção Municipal.

Irene da comunidade umbuzeiro, fala da ausência de um técnico para acompanhar as famílias.

Maria de Lurdes mora na comunidade da 150, a mesma fala da implantação e construção de um abatedouro no município, sendo que toda carne que é vendida no município, e abatida irregular sem nem um controle de inspeção sanitária.

Vereador Romulo: o mesmo pede mais compromisso das entidades de ATER no município e cita como exemplo: BAHIA PESCA.

Adelson Sec. de Meio Ambiente; fala do superpovoamento de animais soltos na caatinga.

Jose Ferreira fala, que uma maior necessidade é falta de energia elétrica na comunidade de Tubatinga, o mesmo fala que são mais de trinta famílias sem energia elétrica na comunidade e fala da dificuldade que é carregar água na cabeça, para os animais, propõem que seja feita mais aguadas e limpezas das fontes comunitárias.

David Mota técnico do IRPAA do município de Uauá; Apresenta como proposta a regularização fundiária dos agricultores em especial as famílias de fundo de pasto, a implantação de laboratórios moveis ou fixa de pesquisa, nos 10 municípios de atuação do plano da caprinovinocultura, e a contratação de médicos veterinários e técnicos, sendo responsabilidades e contrapartida dos municípios, o a poio para esses profissionais que estarão disponíveis nas secretarias de agriculturas  a todos os agricultores/as familiares dos municípios.   

Jorge Trindade – COOPERCUC e Robson Rodrigues da COOPERBODE, falam da importância de uma rede Associativismo e Cooperativismo no território do Sertão do são Francisco, para fortalecer a comercialização.

O evento terminou por volta das 13 (treze horas) tendo a participação de 50 (cinquenta), pessoas entre eles estavam representações da sociedade civil, poder executivo, legislativo e lideranças comunitárias das associações de fundo de pasto do município de canudos.

 

Formosa News apoia essa causa.

 

David da Mota - Tec. Do IRPAA (Blog Matuto Uauá)

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.