A informação a todo momento

CANUDOS-BA: PROGRAMA DE AÇÃO QUE FAZ RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA ESTÁ SENDO REALIZADO DO MUNICÍPIO

25/02/2016 23:18

Foto: Divulgação

 

Começou na manhã desta segunda-feira (22), na cidade de Canudos-BA, o programa rastreamento do câncer de mama, estratégia itinerante.

As mulheres na faixa de 35 anos de idade acima podem participar até o dia 02 de março de 2016, o programa vai atender as mulheres do município de Canudos.

Vale lembrar que as mulheres na faixa etária deverão levar seus documentos: RG, Cartão SUS (obrigatório), e comprovante de residência (Xerox).

A oferta do serviço pelo SUS existe devido à possibilidade do município ter uma parceria com a Policlínica, onde os atendimentos são facilitados graças à existência de uma equipe de profissionais capacitada, que garantem mais rapidez no diagnóstico precoce da doença. Canudos tem o privilégio de ter a extensão de um das melhores clinicas do Brasil e com isso o SUS avança nos atendimentos, tanto na cidade como nas microrregiões.
Isso é muito importante, pois quanto mais precoce é diagnosticado o câncer de mama, mais rápida é a recuperação.

Após a mamografia, num segundo momento, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

O programa de rastreamento do câncer de mama foi iniciado pelo Governo do Estado em 2011, percorrendo 280 municípios de 17 regiões de Saúde. No período de 2011 a 2014 foram realizados mais de 220 mil exames de mamografia.

O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge milhares de mulheres, podendo até levar à morte.  É o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Bahia, o Inca estima que este ano serão 2.560 novos casos da  doença.

 

 

Fonte: Canudos Acontece

 

Clique aqui e confira dicas de como combater o mosquito Aedes Aegypti!

 

 

Formosa News em defesa do combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode