CASA NOVA-BA: PREFEITO PAGA 14º SALÁRIO A ACS E ACE

05/01/2019 21:23

Pelo segundo ano consecutivo o Prefeito Wilker Torres (PSB), de Casa Nova, norte da Bahia, a 573 quilômetros de Salvador, pagou uma gratificação correspondente ao 14º salário de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias).

O valor foi creditado nesta sexta-feira (04/01/2019). Sobre a gratificação a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, diz que é “plenamente justificável”: “Temos índices de produtividade, de controle de endemias como dengue e outras, com melhoras significativas. OS ACS e ACE são os primeiros profissionais de saúde a irem de encontro às famílias em seus domicílios levando uma mensagem de saúde, uma orientação, eliminação de riscos à saúde das famílias com trabalho preventivo. Têm um papel indispensável no processo de construção de saúde pública”.

Maria de Lourdes cita dois indicadores que “por si só” justificariam a gratificação: “Saímos do mapa de alto risco da dengue na Bahia e reduzimos, em menos de dois anos o índice de mortalidade infantil. São vidas salvas em função do trabalho preventivo de nossas equipes de saúde”.

Para o prefeito os agentes, os ACS e ACE que atuam em campo com visitas domiciliar, “têm papel ímpar como elo da população com a saúde pública” e merecem todo incentivo e melhoria de condições de trabalho que nossos recursos possam oferecer, lembrando que os recursos da gratificação aos ACE “são recursos próprios”.

O emocionado discurso da Secretária Maria de Lourdes atesta a importância da gratificação para a categoria: ““Eu vesti por 15 anos essa farda de soldado da saúde que sempre foi minha segunda pele, sei o quanto lutamos por um reconhecimento das administrações públicas, uma valorização por nossa profissão, onde muitas vezes parecíamos invisíveis aos olhos de todos, ninguém mais que eu posso saber o quanto essa ação do prefeito Wilker Torres é importante para ambas às categorias. Em nome das duas equipes parabenizo e agradeço com louvor na alma esse gesto de reconhecimento e ofereço essa conquista a minha eterna companheira de jornada a saudosa Anamarcia Silva Rodrigues e partiu sem antes colheremos esse fruto”.


 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: Manoel Leão Ascom PMCN – Reproduzida por Geraldo José

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.