CELC LEVA EXPERIÊNCIA CANUDENSE COM MERENDA ESCOLAR PARA OUTRAS CIDADES DO BRASIL

16/08/2018 19:25

O projeto: Carne Nutritiva e Sustentável (CNS)  vai levar a experiência de Canudos em alimentação escolar para Salvador e outra cidades do Brasil, e tem como base a flor da bananeira. A intenção é que o projeto (CNS) sirva de base para que a cidade de Canudos-Ba aprimore os próprios programas de oferta de merenda.

"O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Luís Cabral (CELC) no ano passado com o objetivo de inserir o alimento na merenda escolar visando reforçar e suprir a necessidade alimentar dos alunos que  se deslocam muito cedo das comunidades ( zona Rural), como também compartilhar a receita 100% da flor da bananeira com os familiares, já que uma boa parte dos pais possui plantações de bananas, produzindo uma carne vegetal, nutritiva e econômica", explica a Professora e orientadora; Wilciane Soares Silva Ferreira.

Além da professora, o projeto também conta com a contribuição dos alunos (as); Julia Jamily Dantas de Araújo ,Maria Isabel Pinheiro de Almeida e Gilbertto Moura Santana. 

Segundo Wilciane, o foco na alimentação escolar é fundamental pois a escola é estratégica para a discussão da segurança alimentar e nutricional das pessoas. “O alimento foi aceito pela maioria dos estudantes... (até porque paladar é relativo, o que é saboroso para mim, pode  não ser para você e vice versa)”, pontua a orientadora do projeto.

O experimento deu os primeiros passos quando apresentado na primeira Mostra de Iniciação Científica

do Colégio Estadual Luís Cabral (MICCELC), juntamente com outros projetos, no mesmo período foi escrito para apresentar na Mostra de iniciação científica    MICSESF ( Feira Regional do Núcleo de Tecnologia Educacional 10 (NTE10) em Juazeiro-Ba), o evento ocorreu no dia 21 de outubro de 2017, na ocasião, as alunas Isabel e Júlia foram premiadas em primeiro lugar na categoria HUMANAS, ganhando assim uma credencial para participar  da Feira de ciências da Bahia (Feciba), maior feira de Ciências do Estado da Bahia, nos dias 05,06 E 07 de Junho deste ano.

Na Feciba o projeto mais uma vez sai premiado agora em segundo lugar com a contribuição novamente da aluna  Isabel na companhia do também aluno Gilbertto, uma vez que Julia se mudou para cidade de São Paulo para cursar Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Paulo).

Para a professora de biologia e seus alunos envolvidos no projeto, a percepção e a visão foram as mesmas, viram na flor da bananeira a oportunidade de oferecer à população canudense uma carne alternativa e saudável, e o melhor, de baixo custo, já que na região de Canudos a flor da bananeira é jogada fora não tendo nenhum reaproveitamento. 

“O coração da bananeira é considerado uma iguaria em alguns países como Sri Lanka e China e aqui no Brasil no estado de Minas Gerais.  A partir dessas informações nos inspiramos a fazer uma nova receita, diferente da que vimos na internet, com ingredientes de baixo custo, já que o nosso objetivo era permitir que a população em especial a mais carente tivesse uma carne riquíssima  em nutrientes, sendo a ótima opção também para os vegetarianos”. Pontua entusiasmada a aluna Isabel. 

De acordo com a nutricionista clínica,  Érika Araújo Borges Cordeiro, e responsável Técnica pela alimentação Escolar no município de Canudos, o coração da bananeira é rico em fibras, ajuda a saciar a fome e por isso pode ser utilizado em dietas, possui flavonoides e antioxidantes,  além de componentes químicos que atuam no processo anti envelhecimento, anti cancerígeno e ajuda a proteger os dentes, tecidos, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular, ainda ajuda na regulação da glicemia e da pressão alta.

A responsável Técnica pela alimentação Escolar no município de Canudos, salienta que existem alguns cuidados a serem tomados com esse vegetal no momento do preparo, uma vez que essa parte da bananeira é sensível e pode sofrer escurecimento pela ação de enzimas,  podendo deixar a preparação com qualidade visual comprometida e alterar suas características, principalmente o sabor. 

“Um fato interessante, foi o cuidado de aliar o coração da bananeira ao ovo uma alimentação altamente proteico e de alta palatabilidade em nossa região, contribuindo muito para a aceitação inicial do sabor do vegetal,  pois algumas pessoas que utilizam o coração da bananeira na culinária, relatam primeiramente o sabor pouco atrativo, mas depois com uso associado a outros vegetais ou fontes de proteicas como a soja por exemplo as preparações foram se tornando mais aceitas“.

A nutricionista clínica, Érika Araújo, ressalta;  “O importante agora é seguir em frente com esse projeto, buscando novas formas de preparo para que o sabor seja plenamente aceito, principalmente entre as escolas da região e assim o coração da bananeira possa fazer parte da nossa alimentação escolar e também da culinária do nosso semiárido baiano”, e reitera “a equipe está de parabéns pela brilhante iniciativa”.

Com base nas informações disponibilizadas pela orientadora do projeto, Wilciane Soares, o preparo da carne a partir do coração da bananeira utiliza os seguintes ingredientes:

 

  • 14 Corações da bananeira

 

  • 1 Colher de sopa de bicarbonato de sódio ; Água 

 

  • Tempero a gosto (cebola, alho, pimenta de cheiro, coentro, pimentão, sal, tomate)

 

  • ¾ de xícara de chá de óleo 

 

  • 4 Ovos 

 

Wilciane informa que essa receita rende, 20 porções,acompanhado de outros pratos como arroz e cuscuz,  vale lembrar que essa receita foi preparado e oferecido para degustação e avaliação por 100 alunos do Colégio Estadual Luís Cabral.

“Eu achei a mesma coisa de tá comendo carne. Essa experiência foi ótima, eu mesma adorei e aprovo a carne da bananeira. Relata, Beatriz,  estudante do CELC, que participou dos experimentos. 

Além disso, Wilciane ressalta que a equipe tem desafios constantes e estão estudando uma forma de acelerar o preparo da carne. Segundo ela,  esse é o maior desafio, já que cozinhar para muitos Alunos dar mais trabalho. Acelerar o corte dos corações ( ver uma maquinaria que corte mais rápido). Ainda pensamos em procurar a forma de desidratar para prolongar o tempo de conservação, ao exemplo da soja que vende em mercados.

Então,  que no término das apurações da reportagem, Wilciane, dar um estalo;

“Já ia esquecendo;  foi minha mãe que me fez conhecer sobre a carne, pois ela já tinha comido na Cidade de Conselheiro Lafaiete em Minas” e como boa Canudense e acolhedoras que são,  me fez deixou o convite. 

“Quando vinde à Canudos te convido degustar a deliciosa carne do coração da bananeira “ e claro! Eu aceitei. 

Por fim e orgulhosa Wilciane destaca que o  projeto: Carne nutritiva e sustentável a partir do coração (flor)da bananeira estará participando do Primeiro Seminário Colaborativo das Escolas do Estado da Bahia no período de 13 a 16 deste mês de agosto em Salvador.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: Jornalista Márcio Malta – Reproduzida por Canudos Acontece

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.