A informação a todo momento

CHORROCHÓ-BA: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA PARA CONSCIENTIZAR A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

26/11/2015 18:38

Caminhada Novembro Azul  (Fotos: Rádio Lider do Sertão FM-1049-Chorrochó-Ba)

 

Na manhã dessa quarta-feira (25), a Prefeitura de Chorrochó através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma caminhada e cavalgada alusiva ao Novembro Azul, movimento que visa sensibilizar a sociedade a respeito de doenças masculinas, em especial o câncer de próstata. 

A concentração da caminhada foi na Rua cel. João Sá, onde se encontraram profissionais da Saúde, a exemplo de Enfermeiras, Assistentes sociais, Acs, Nutricionista, Psicólogas, e Secretários municipais e a Imprensa.
 

A caminhada aconteceu em parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, com a presença da Prefeita Rita Campos, vice Sheila Araújo, Secretários, Homens, Mulheres e Idosos. O percurso seguiu pelas ruas do centro da cidade. O grupo saiu por volta das 9h e seguiu pelas ruas da Cidade exibindo cartazes de sensibilização, entregando folhetos à população com informações sobre o câncer de próstata e orientando, com o recurso do carro de som, sobre a doença. Após a caminhada foi servido um café da manhã. 

A iniciativa, segundo a secretária municipal de saúde Drª Milena, serviu como um chamamento para que os homens cuidem da saúde e que os mesmos fiquem atentos a sintomas que podem estar relacionados ao câncer de próstata.  "Estamos buscando também a busca do diagnostico precoce", afirma.

Uma das participantes foi a Prefeita Rita Campos, de acordo com ela, a caminhada, mesmo que simbólica é uma maneira de conscientizar para a prevenção não apenas para o câncer, mas para os cuidados com a saúde, é necessário eliminar o preconceito no que se refere ao exame do câncer de próstata. “Participar e fazer o exame regularmente é um dever que o homem tem até por uma questão de economia até no sistema de saúde do Brasil como um todo", ressalta.

A programação do Novembro Azul, segundo a vice prefeita Sheila Araújo, é voltado a questões como a quebra de preconceitos. "Precisamos atentar para a saúde do homem, assim como o Outubro Rosa buscou uma atenção à saúde da mulher, o Novembro Azul busca também o entendimento das questões da saúde do homem". Que a gente deixe questões menores de lado e que a gente atente nossa população a estar buscando essa questão de saúde. Depois que o problema chega é muito mais difícil consertarmos. Precisamos atentar agora na fase de prevenção "orienta".

Novembro Azul. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido porque o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 60anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. 

 

 

Formosa News apoia essa causa.

 

Fonte: Rádio Líder do Sertão FM de Chorrochó

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode