CHUVA CAUSA ALAGAMENTOS E ÁGUA INVADE CASAS EM EUCLIDES DA CUNHA-BA
19/05/2017 20:29Fotos: Jaciel Correia
O drama de famílias que têm suas casas invadidas por água das fortes chuvas voltou a se repetir nesta quinta-feira (18) em Euclides da Cunha. Com uma forte chuva que durou aproximadamente uma hora, ruas e avenidas ficaram inundadas, com alagamentos e casas tomadas por água barrenta, especialmente no antigo açude do bairro Nova América, onde ao menos três famílias foram afetadas, conforme apurou o site euclidesdacunha.com.
Essas residências ficam em áreas mais baixas, às margens de um dos córregos que estão tendo seu fluxo de passagem de água aumentado gradativamente, especialmente nos últimos anos. Aliás, basta chover de forma intensa para notar o quão ineficiente é o sistema escoamento de água das chuvas, com ruas alagadas e acumulo d’água em diversos pontos da cidade.
Assim que chove, especialmente forte, a Rua Joaquim Santana Lima, por exemplo, despeja em outras vias adjacentes uma enorme quantidade de água barrenta descida das áreas mais altas da cidade, como o bairro Caixa D’Água e parte do bairro Dengo. Essas águas tomam toda a Avenida Ruy Barbosa, se espalham por outras ruas do centro comercial e tomam a Avenida Cel. Almerindo Rehem em diversos pontos, que redireciona parte da água para um bueiro localizado perto do Banco do Brasil e a outra parte para o antigo açude do bairro Nova América, onde normalmente se concentra um grande volume d’água que desce pelo canal que escoa água dos bairros Dengo, Bela Vista e da própria Nova América. O resultado é o acumulo d’água em um curto espaço de tempo, não dissipada pelas ineficientes tubulações, além de o alagamento da área residencial.
Ainda no período da tarde de hoje, assim que a chuva diminuiu, por volta das 16h, um bom número de pessoas foi até o bairro Nova América, para ver a dimensão do alagamento formado. Algumas pessoas demonstraram uma enorme preocupação com as famílias que residem nessa área. Aos poucos, a água acumulada em vários pontos da cidade foi diminuindo significativamente.
Em várias partes da cidade, ruas e calçadas ficaram cheias de lama, trabalho extra para funcionários de estabelecimentos comerciais e da prefeitura municipal que já iniciou os serviços de limpeza.
Essa chuva de hoje foi concentrada na cidade de Euclides da Cunha, com menor volume nas áreas mais próximas, conforme apurou o site euclidesdacunha.com. Em muitos povoados não choveu na tarde desta quinta-feira.
Fonte: Euclidesdacunha.com
———
Voltar