CHUVAS: BARRAGEM DE SOBRADINHO AINDA EM ALERTA ATINGE VOLUME DE ÁGUA DE 14%

07/02/2018 23:21

Sob a pior seca na Bahia das últimas oito décadas, o reservatório de Sobradinho, está com o volume em torno de 14%. Estes dados do Sistema Elétrico,  fazem parte das previsões de cotas e vazões do volume de água compreendidos entre os dias 02 a 16 de fevereiro.  

As chuvas que caíram na Bacia do Rio São Francisco nos últimos dias, no norte de Minas Gerais, contribuem positivamente com o nível das águas da barragem entre Três Marias(MG) e Sobradinho. Ainda em alerta máximo, a região que envolve o reservatório está no período de chuva, que deve durar até maio de 2018.

O reservatório de Sobradinho está com a vazão afluente [que chega] de 760 metros cúbicos por segundo (m³/s). Já a vazão defluente [de saída], é de 630m³/s. A previsão do departamento de Meteorologia (LabMet) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é de chuvas nos próximo dias.

Sempre bom salientar que na "alimentação" do Rio São Francisco, o reservatório de Sobradinho integra um cascata de hidrelétricas, sendo a maior e mais importantes delas.

Localizada abaixo da hidrelétrica de Três Marias (MG), é responsável por alimentar as usinas de Itaparica, Moxotó (perto de Paulo Afonso), Complexo de Paulo Afonso (I, II, II e IV) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe). Além da Bahia, o reservatório de Sobradinho atende a municípios de Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

 

Fonte: Geraldo José - Foto: Ney Vital

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.