VEJA ONDE CHOVEU: CHUVAS NA REGIÃO DE FORMOSA-BA ALIMENTAM A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES

11/01/2016 12:38

Estabelecimentos comerciais e/ou de serviços do povoado de Formosa ilhados as margens da BR-116 na última sexta-feira (8) / (Fotos: Reprodução)

 

Dois dias depois que as chuvas deram uma trégua, a hora agora é de fazer contas, conhecer localidades que choveram e as condições hídricas dos seus reservatórios.

As imagens que se observa parecem de comunidades da região do Amazonas e do Pará né mesmo?  Parecer até parece, mas trata-se do povoado de Formosa, município de Macururé, nordeste da Bahia. As fortes chuvas que caíram na região ao longo da semana que se findou, proporcionaram imagens de impressionar.

Na última segunda-feira (04), o boletim diário que informa a previsão do tempo de Formosa e região, divulgou através do site Formosa News que a semana que se aproximava seria chuvosa, fato que se concretizou. Mas o curioso de tudo isso foi a realidade que se encontrava naquela quente e seca segunda-feira e que em um piscar de olhos o que estava seco se tornou cheio, foi surpreendente.

7 dias depois é momento de fazer contas e saber o que mudou. Nesse período choveu em Formosa 171 milímetros, o que equivale a 171 litros de água em cada metro quadrado, é muita água no solo, números altos que com certeza se assemelharam aos das cabeceiras dos principais reservatórios de água em um raio de 3 km de distância do povoado que provocaram o transbordamento das seguintes fontes: açude da BR-116, barragem do Mulungu, açude Velho e a barragem de Abidias Gago. O açudinho armazenou bastante água.

Para se ter uma ideia, essa chuvarada toda contribui para que esse mês de janeiro  de 2016  se tornasse o quarto janeiro mais chuvoso dos últimos 20 anos e olha que mês está só começando; e tem mais previsão de chuva por aí.

 

Em relação a outras localidades, várias delas estão com seus reservatórios cheios, confira:

·         Queimada do Milho- As chuvas fizeram com que um dos seus principais açudes (do Tombador) acumulasse bastante água, restando pouco para transbordar. Em outros pontos daquela região, tanques estão cheios;

·          Baixas- Os seus dois principais açudes estão com bons acúmulos de água. As áreas próximas, taques cheios e as barragens variam com mais e outras com menos água.

·         Cinco Bois- Bastante água em seus reservatórios;

·         Verdão, Poço do Capim e Cacimba de Baixo- Muita água em seus reservatórios;

·         Poço do Boi e Baixa Fria- Água em boa quantidade;

·         Santo Antônio- Água ainda a desejar, pois nos seus principais açudes a captação de chuva não foi muita, comenta-se que da forma como se encontram, as águas duram entre 4 e 5 meses.

 

 

Com toda essa variação de chuvas por localidade e o conhecimento de que em algumas outras comunidades ainda não tenha ocorrido chuva, mesmo assim cresce a esperança de dias melhores.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.