CONMEBOL DIZ QUE SÓ CLUBES DA SÉRIE A PODERÃO JOGAR A LIBERTADORES EM 2020

21/05/2019 18:00

Taça da Libertadores

Reprodução

Nesta terça-feira (21), a CONMEBOL anunciou quais serão as exigências para os clubes participarem da Libertadores 2020. Dentre os pontos exigidos pela entidade máxima do futebol sul-americano, um repercutiu de forma negativa: apenas clubes que estão disputando a elite nacional poderão participar do torneio.

Segundo as medidas publicadas no site da  CONMEBOL , a equipe que for participar da Libertadores deverá disputar a primeira divisão de seu país. "Estar disputando o torneio nacional de sua Associação Membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no campeonato nacional)", publicou a entidade através de nota .  

A decisão impacta diretamente a atua edição da Copa do Brasil . Isso porque Juventude, Sampaio Corrêa e Paysandu podem ser campeões do torneio e carimbar vaga no torneio continental. Porém, pelas novas regras, os times não poderiam disputar a Libertadores, por estarem em divisões inferiores.
Além disso, a decisão da CONMEBOL pode prejudicar as equipes que disputam a atual edição. Caso algum dos seis brasileiros seja campeão da Libertadores e acabe rebaixado no Campeonato Brasileiro , ele não poderia disputar a próxima edição da competição continental.

Anos atrás, o Palmeiras protagonizou uma situação semelhante. O Verdão foi campeão da Copa do Brasil de 2012, mas acabou rebaixado no Brasileirão do mesmo ano. Mesmo assim, o alviverde disputou a competição continental. Caso as atuais regras fossem aplicadas, isso não seria possível.  A CBF não se pronunciou publicamente até o momento sobre a decisão.

Atualmente, o Brasil possui direito a sete vagas para a Libertadores através dos torneios nacionais. Além do campeão da Copa do Brasil, classificam-se para o torneio continental os seis primeiros colocados do Brasileirão. 

 

Fonte: Esporte - iG 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.