CURTA-METRAGEM SOBRE ATUAL SITUAÇÃO DO VELHO CHICO QUE SERÁ LANÇADO PELO IRPAA NESTE DOMINGO PROMETE DAR “CHOQUE DE REALIDADE”

02/10/2015 22:13

Comunidade riberinha de Xique-Xique onde sai o canal do perimetro Baixio de Irece - 26.08.15

Para “incomodar” um pouco o olhar e despertar a opinião das pessoas acerca da situação atual da Bacia do São Francisco e a perspectiva para um futuro próximo, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) produziu um curta-metragem que será lançado nas mídias sociais do instituo, neste domingo (4), data em que se celebra o batismo do rio.

Com imagens de diferentes situações em que o rio se encontra atualmente, acompanhadas de trilha sonora, o curta apresenta em cinco minutos diversos fatores e consequências que vêm contribuindo para um futuro bastante incerto para os 504 municípios que fazem parte da Bacia, e, consequentemente, para o País. As marcas de trechos secos do Lago de Sobradinho, por exemplo, aparecem como um “choque de realidade”, e despertando o espectador para a possibilidade real de uma morte anunciada do São Francisco.

A intenção do vídeo, segundo o IRPAA, é também reafirmar a urgência de ações políticas em favor do São Francisco vivo, o que já vem sendo defendido pelo instituto e um conjunto de organizações que há 10 anos, integrando a Articulação Popular São Francisco Vivo.

Municípios

Os municípios baianos de Barra, Xique-Xique, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Juazeiro, todos no norte baiano, além de Petrolina, que fazem parte do médio e submédio São Francisco, aparecem no documentário, representando o centro da Bacia, onde se concentra uma série de intervenções humanas que contribuem para o estado preocupante do rio.

No próximo domingo (04) o vídeo estará disponível no canal do Irpaa no Youtube e nas redes sociais da instituição para amplo acesso e divulgação. Cópias também poderão ser solicitadas para exibição em eventos durante a semana e sempre que houver oportunidade de apresentar esta discussão. (foto/divulgação)

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Irpaa (Carllos Britto).

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.