DIA DE CAMPO EM UAUÁ-BA DESTACA O USO DE PRODUTOS NATURAIS PARA SANIDADE ANIMAL

19/12/2015 12:15

Dia de Campo em Uauá destaca o uso de produtos naturais para sanidade animal

A comunidade de Bendegó da Pedra, em Uauá-BA, sediou no último dia 16 a primeira atividade prática do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural voltado para agroecologia. O projeto é uma realização do Irpaa junto com o Sasop, executado em quatro municípios do Território Sertão do São Francisco.

O Dia de Campo teve como foco a produção de vermífugo natural, sal vermífugo e sal vitaminado, uma vez nas visitas às propriedades se percebeu que há grande dependência das famílias com a compra de insumos. O uso dessas receitas são alternativas iniciais para melhorar essa situação.

O chiqueiro do criador José Ramos Gabriel foi o “laboratório” para aplicação do vermífugo. Após essa etapa, no centro comunitário, as/os participantes compartilharam outras receitas numa dinâmica que envolveu jovens, adultos e crianças. Algumas perguntas foram feitas ao público para avaliar se teriam realmente compreendido os conteúdos trabalhados.

A senhora Terezinha Ferreira Mota, uma das conhecedoras de algumas práticas de Convivência com o Semiárido, diz que as receitas vão ser de muita serventia, pois já usava raspa da quina-quina com sal e alho, “era os remédios que eram usados antigamente e a criação eram todas gordas”, lembra.

O objetivo do Dia de Campo foi mostrar aos agricultores/as o valor que tem a Caatinga em pé, mostrando seu potencial medicinal e também alimentar. Com a prática, os/as agricultores/as vão diminuir a compra de produtos químicos para usar na sanidade do rebanho.

 

Texto: Celso Cardoso Loiola (Colaborador de Uauá)
Edição: Comunicação Irpaa

 

O Formosa News deseja a todos um Feliz Natal!


 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.