DILMA INAUGURA NESTA SEXTA-FEIRA EM CABROBÓ-PE, PRIMEIRO TRECHO DA TRANSPOSIÇÃO

18/08/2015 19:12

Depois de entregar 1.480 unidades do programa “Minha Casa Minha Vida”, em Juazeiro (BA), no dia 14 deste mês, a presidente Dilma Rousseff vem a Cabrobó, no sertão do São Francisco, na próxima sexta-feira (21), para a inauguração das bombas do sistema de capitação da EBI 1, eixo norte, do canal da transposição. As bombas farão a captação da água do rio para o canal principal.

 

De acordo com a assessoria da Presidência da República, a presença da presidente está prevista para 11h30 desta sexta-feira. Dilma deve ser a pessoa que vai ligar os motores de captação de água. A 531 quilômetros de distância da capital pernambucana, Cabrobó, é o ponto de partida do eixo norte da Transposição do Velho Chico.

 

 

O Ministério da Integração Nacional (MI) deu início aos testes de comissionamento dos equipamentos hidromecânicos da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PSIF) em Cabrobó.

 

A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte tem instalados dois conjuntos de moto bombas com capacidade de elevar água a 36 metros de altura. As bombas possuem vazão de 24,8 m³ de água por segundo e cada equipamento pesa cerca de 100 toneladas.

 

Quando estiverem em pleno funcionamento, as duas bombas levarão a água do rio São Francisco até a barragem de Terra Nova, passando em um percurso de 45 km de extensão por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú.

 

O PISF contempla a construção de três estações no Eixo Norte e seis no Eixo Leste. Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco. Já no Eixo Leste, será elevado cerca de 300 metros do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal.

 

Formosa News, a informação a ttodo o momento. Fonte: Blog do Jamildo (Chorrochoonline).

 



 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.