EDUCAÇÃO BRASILEIRA: MAIORIA NO ENSINO MÉDIO NÃO APRENDE O BÁSICO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
30/08/2018 16:17Foto: Divulgação
A cada 10 alunos do terceiro ano do ensino médio, sete têm nível insuficiente em português e matemática. Nesta fase, apenas cerca de 2% dos estudantes têm conhecimento avançado nessas disciplinas. A informação foi colhida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (30).
Composto pelas médias de proficiências em português e matemática, o Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino. O sistema é usado de dois em dois anos.
Segundo informações do G1, pela primeira vez, o MEC organizou os níveis de proficiência em uma escala de 0 a 9, do pior para o melhor. Se o aluno apresenta um resultado de 0 a 3, seu rendimento é considerado insuficiente. Entre 4 e 6, o nível é baixo, e de 7 a 9, avançado.
De acordo com a publicação, uma avaliação da série histórica do Saeb mostra que há uma estagnação no ensino médio. Em português, o incremento foi de um ponto, passando de 267 pontos em 2009 para 268 em 2017. Já em matemática, a nota caiu. Naquele ano, a média era de 275 pontos e, em 2017, foi de 270. Isso significa que a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos, por exemplo, nem é capaz de resolver problemas com operações fundamentais ou reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Bahia Notícias - Reproduzida por Calila Notícias
———
Voltar