EM VISITA A CHORROCHÓ E ABARÉ, DEP. ALEX DA PIATÃ DISSE QUE TEM POLÍTICA COMO MISSÃO

31/01/2017 13:01

Deputado não mede distância, quando recebe o convite para visitar os municípios. | Foto: Teones Araújo

 

No exercício do seu primeiro mandato parlamentar, o deputado Alex da Piatã (PSD), afirma que entende como missão ou mesmo sacerdócio, as atividades para as quais foram confiadas por eleitores de 250, dos 417 municípios da Bahia, principalmente na luta pela melhoria de vida de todos os baianos.

Ele disse isto para justificar a intensa agenda durante a semana em Salvador, onde participa de audiências, atende a quem o procura no gabinete para discussão de projetos, ouvi ideias, além das atividades parlamentares, e nos finais de semana visita in loco os municípios onde foi votado e aqueles, mesmo sem ter recebido o voto popular, quando convidado.

A última agenda ao interior, o Social Democrata esteve no norte do estado visitando os municípios de Abaré e Chorrochó, onde participou de diversas reuniões e de eventos culturais e religiosos. 

 

Em Chorrochó, o deputado Alex ouviu a história da principal festa religiosa do município, Senhor do Bonfim, devoção instituída desde 1885, muito provavelmente por Antônio Conselheiro e celebrada no último domingo de janeiro, após o novenário que é precedido da translação da bandeira do senhor cruzeiro da missão pra sua igreja. Quem contou foi o vice-prefeito Uilde Irla de Oliveira, conhecido por Dilan Oliveira, PCdoB.

O ex-vereador Euzébio Araújo (PSD) conhecido por Zébinho, articulador do mandato de Alex da Piatã no município, destacou a importância da lavagem do Bonfim onde as baianas com trajes típicos e em cortejo, entoando sambas, se dirigiam a igreja do Senhor do Bonfim para oferendas de água, flores e perfume e lavagem no pátio da referida igreja, unidos pela cristandade, exaltam sua fé no Senhor do Bonfim, conclamando sua proteção misericordiosa e prosperidade para todo o seu povo pelo padre Honildo Rodrigue Carvalho. Zébinho lembrou que desde que conheceu Alex em 2013, que o mesmo frequenta o município nesta data.

Ainda em Chorrochó, o deputado Alex da Piatã encontrou com o colega de bancada, deputado Zô (PCdoB), com o ex-deputado Pedro Alcântara (PR), hoje na coordenação do Núcleo Regional de Saúde/Norte e o ex-prefeito Isaac Carvalho, pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB. Ao vestir a camisa regata com a logo da festa da lavagem de Senhor do Bonfim, o deputado comunista Zô, natural de Juazeiro, deixou expor duas tatuagens, um delas, no peito e seguindo até o braço direito, um mapa da rota por onde segue o Rio São Francisco.

Foto: Teones Araújo

Abaré 

Foto: Teones Araújo

Em Ibó, maior distrito de Abaré, às margens do Rio São Francisco e divisa com o Estado de Pernambuco, o vereador Rafael Morais Santos (PSD), conhecido por Rafael de Anita, relatou as dificuldades da comunidade, principalmente na infraestrutura e isto é observado logo na entrada do Distrito que fica as margens da BR 116 demonstrando problema de infraestrutura nas principais avenidas e apenas a Rua Plácido Possidônio é pavimentada, obra realizada em 2002.  Rafael de Anita foi o vereador mais votado no Distrito na eleição de outubro, ou seja, ampliou de 409 votos obtidos em 2012 para 453 e na votação geral, pulou de 596 votos para 638, ficando na segunda posição dentre os onze eleitos.

O vereador falou também sobre a construção de uma praça e da orla as margens do Rio São Francisco. O pedido será levado ao Ministério do Turismo, após a elaboração do projeto arquitetônico elaborado pela Prefeitura. Rafael irá tratar desta questão com o prefeito Fernando Jose Teixeira Tolentino (PT) e posteriormente com a equipe do mandato parlamentar de Alex da Piatã, que discutirá com o Marx Beltrão, ministro do Turismo.

Avenida Edésio Tolentino. Foto: Google Maps

Ainda na cidade de Abaré, aconteceu uma reunião com a presença de Adiel Antonio de Paiva Silva, vereador presidente da Câmara, Orliel Barbosa de Almeida, suplente de vereador e Margarete Rodrigues da Silva, secretária de administração da Prefeitura, todos do PSD e na pauta a revitalização da Avenida Edésio Tolentino, principal acesso a cidade. “Essa avenida será asfaltada e vamos lutar pela construção do jardim. O asfalto é fato e já está autorizado pela SEINFRA e agora vamos lutar junto ao Ministério do turismo para conseguir recursos para o jardim”, falou o Social Democrata Alex da Piatã.

O suplente de vereador Orliel Barbosa de Almeida relatou a situação do estádio, que praticamente não existe e a ampliar o incentivo a pratica do esporte, pois no município só se praticar futebol e futebol de quadra.

Foto: Teones Araújo

No inicio de janeiro, quando aconteceu a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara de vereadores para o primeiro biênio, o vereador Adiel Paiva, 23 anos, primeiro mandato, foi escolhido presidente da Câmara com os votos dos 04 vereadores da oposição, criando insatisfação no grupo pelo qual foi eleito vereador em outubro. Adiel relatou que o fato de receber o apoio dos vereadores da oposição não significa rompimento com seu grupo e mantem a defesa dos ideais do PSD, garantiu facilitar a governabilidade da gestão de Fernando, sem perder sua independência política e os olhar nos projetos que sejam bons para a população. Agindo desta forma, Adiel se tornou o “fiel da balança” nos projetos cuja votação empatar, pois as bancadas estão formadas com cinco vereadores cada.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar (Calila Notícias)

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.