ENGASGAR PODE MATAR, SAIBA O QUE FAZER EM MOMENTOS COMO ESSES

27/07/2017 12:38

Engasgo

Foto: Ilustração

A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade. De acordo com dados da ONG, todos os anos no Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocações ou engasgamento.
O ato de engolir é extremamente complexo, embora não percebemos isso . Na deglutição, a glote, que é a entrada da laringe, sobe, e a epiglote, que atua como uma válvula entre o esôfago e a laringe, fecha a entrada da laringe pois é forçada pelo alimento que passa para o esôfago. Quando respiramos, a epiglote  e a glote deixam aberta a passagem da laringe, e o ar passa das cavidades nasais para a faringe a laringe, e desta para a traqueia.

Entretanto, ocasionalmente as pessoas podem engasgar, ou seja, o alimento passa para a laringe e bloqueia a entrada de ar. Segue-se tosse que geralmente resolve o problema. Porém, em algumas situações a pessoa pode ficar sufocada e, e se não for socorrida a tempo, pode morrer.

Alguns procedimentos de emergência deve ser tomada ao se verificar que uma pessoa se encontrada seriamente engasgada:

·         Bater nas costas da pessoa com as mãos abertas.

Foto: Ilustração

·         Se não der resultado, aplicar a manobra de heimlich: Ficar por trás da vitima e passar os braços, pela cintura dela, apertar o corpo da pessoa com movimentos rápidos, para fazer com que o ar do pulmão  saia com força suficiente.

·         se essa manobra ainda não der certo, a vitima a apertar o seu corpo logo abaixo das costelas

·         Se em 20 segundos a pessoa não reagir, é necessário fazer a ressuscitação cardiovascular por pessoas qualificadas e procurar socorro médico imediatamente.(Michel Jornalista).

 

Fonte: A Voz do Campo

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.