ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

05/12/2015 19:31


Momento do gol do mirim de Formosa

 

As escolas dos povoados Formosa e São Francisco, ambos do município de Macururé-BA, realizaram na tarde dessa sexta-feira (04/12) mais um evento esportivo estudantil, sendo dessa vez na comunidade de Formosa.

Ano passado houve a primeira edição desse evento em São Francisco, ficando combinada naquela ocasião por parte dos organizadores Otávio Vieira e Jaclsson Gomes, a repetição do mesmo na comunidade de Formosa.


Esse evento tem como objetivo resgatar de forma interdisciplinar a esportividade, emoção e diversão nas escolas. Com o apoio de professores, direções, funcionários em geral e comunidade, participaram do evento esportivo as escolas municipais Ruy Barbosa (Formosa), Lourenço Cardoso Varjão (São Francisco), além das extensões do Colégio Estadual de Macururé das duas localidades.

O evento esportivo contou com três diferentes modalidades, sendo elas: Futebol society masculino, voleibol masculino e baleô feminino. Foram ao todo 3 (três) jogos de futebol, 1 (uma) de vôlei e duas partidas de baleô.

No final, os times do São Francisco obteve um aproveitamento de 83,4%. Resultado bastante adverso ao do ano passado, quando de forma surpreendente, os times de Formosa venceram todas as competições, 100 % de aproveitamento.

Comemoração do São Francisco em um dos melhores de vitória

 

Vale ressaltar que de acordo com informações que chegaram até a nossa redação, dão conta de que houve uma desigualdade na questão do tempo de preparação das comunidades para esses jogos, pois a informação da conta de que há mais de 15 dias que os times do São Francisco já realizavam treinamentos visando essa disputa, enquanto os estudantes de Formosa já souberam da realização desse evento 3 dias antes, portanto, pouco tempo pra treinar. Mas, diante do espetáculo que aconteceu, não seria momento de achar irregularidades ou até mesmo culpados, pois o mais importante sem dúvida foi a confraternização dos povoados, com certeza a amizade, o conhecimento e a diversão estão acima de qualquer rivalidade.

 

Confira o resumo de todas as partidas realizadas:

 

No futebol society, dois jogos foram decididos no tempo normal e um nos pênaltis.

A primeira partida foi entre adolescentes, com vitória do time do São Francisco por 1 a 0, gol de Lindomar.

Comemoração de gol de time de adolescente e de criança, respectivamente

 

A segunda partida foi das crianças, com vitória do time de Formosa por 1 a 0, um golaço de falta de Adrilon. No momento do gol, houve bastante comemoração por parte da torcida local. Um dos momentos de maior curiosidade nesse jogo foi em relação aos uniformes dos mirins formosenses, pois todos vestiam camisas o Flamengo, muitos até com a numeração 10, logo a torcida apelidou de Flamosa, referência a junção de Flamengo com Formosa. Diversão a parte, mas fica aqui a reinvindicação ao órgão responsável pelo o esporte no município para ajudar com os uniformes para os pequeninos, pois o treinador do time, Mida, já havia pedido a diretoria de esporte e até o momento não obteve sucesso.

Cobranças de pênaltis 

 

 

Já na terceira e última partida de futebol disputada também por adolescentes, houve muito equilíbrio e o placar terminou em 2 a 2, Zé Antônio marcou os dois gols para Formosa; e Deivison e Leonardo marcaram para o São Francisco. Na decisão por pênaltis, vitória por 3 a 1 para o São Francisco e muita festa dos visitantes.

Comemoração de time de futebol do São Francisco pós-vitória nos pênaltis

 

Dando sequência, duas disputadas e longas partidas de baleô movimentaram à tarde. Nesses dois jogos, vitória das meninas do São Francisco e muita comemoração.

Baleô: momento de jogo e instrução de voluntários aos times

 

Para encerrar os jogos, houve uma partida de Vôlei Masculino com 3 sets, sendo programado cada set de no mínimo 15 pontos e 16 (a exemplo do que aconteceu no 1º set), pois na regra, para se terminar um set é necessário  um time abrir 2 pontos de vantagem a partir da quantidade mínima de término do set. O primeiro set foi de muita reclamação por parte dos formosenses que se saiu prejudicada com pontos validados para o São Francisco em laces que existiram toque de rede, ou seja, pontos que não seriam válidos de acordo com a regra, no fim do set vitória do São Francisco por 16 a 14. Já no segundo set, Formosa foi bastante superior e aplicou 15 a 9. No set de desempate (tie break), Formosa chegou a tá ganhando de 12 a 7, o que praticamente seria vitória certa, errado, São Francisco reagiu e de forma surpreendente virou e venceu por 15 a 12, vitória por 2 sets a 1 para o São Francisco.  

 

O site Formosa News parabeniza a todos, desde organizadores, estudantes e público presente por ter abrilhantado essa linda tarde de sexta-feira no povoado e sem dúvidas nenhuma, todos saíram vencedores. Fica a expectativa que outras edições possam acontecer, tanto em Formosa quanto em São Francisco.

 

Clique em 1 e 2 para ver mais fotos do Facebook.

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/



 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.