ESTUDANTES DE CANUDOS-BA CRIAM PROJETO PARA VALORIZAR A HISTÓRIA DA CIDADE

13/03/2020 22:00

Image

A revolta de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, em meados de 1890, é um acontecimento conhecido na nossa história. A população do interior da Bahia deu início a uma luta pela liberdade e contra a república dos coronéis e latifundiários. Embora esse acontecimento dê luz à trajetória de resistência do povo do sertão nordestino, poucos reconhecem a importância dele para a cultura local.

Com o intuito de ressaltar a memória e trazer à tona a importância da cidade para o país, os alunos do Colégio Estadual Luís Cabral criaram o projeto "Guia do Patrimônio Histórico e Cultural de Canudos", que recebeu menção honrosa no Desafio Criativos da Escola de 2019.

Tudo começou quando os alunos visitaram pontos turísticos para uma atividade da aula de história e, com isso, perceberam tanto eles quanto a comunidade ainda não conheciam os espaços culturais da cidade. Iniciaram pesquisas bibliográficas sobre os patrimônios históricos de Canudos e foram às ruas para conversar com moradores e entender o que eles sabiam sobre a memória local. Durante as conversas os alunos perceberam que os museus e locais culturais reforçam o pertencimento dos moradores à comunidade, valorizando a história e também o imaginário em torno da Guerra de Canudos.

Após as pesquisas, os estudantes fizeram um apanhado das informações e montaram um guia com detalhes sobre os patrimônios históricos do local, como o Parque Estadual de Canudos, as ruínas da igreja velha, o Museu de Canudos Velho e o Memorial Antônio Conselheiro, que pode servir tanto para os que visitam os locais, quanto para a comunidade. O projeto ajudou os alunos a conhecerem mais sobre sua própria história e da cidade onde vivem. A iniciativa foi apresentada em feiras estudantis da Bahia e também em exposições na própria escola. Atualmente, os estudantes aguardam por alguma parceria para distribuir exemplares do guia para a comunidade.


 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: 2PRÓ Comunicação/Geraldo José – Reproduzida por Canudos Acontece 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.