A informação a todo momento

EUCLIDES DA CUNHA-BA: COLETIVO DE JOVENS PROMOVE COLETA DE LIXO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

16/12/2015 19:07

euclidesdacunha

O Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec) recolheu durante a manhã do último domingo (13) uma quantidade inacreditável de lixo que foi jogado por visitantes em toda a área da Cachoeirinha da Queimada do Raso, em Euclides da Cunha, nordeste da Bahia.

A ação contou com a participação de 25 jovens, a maior parte integrante do Cojec, além de moradores e visitantes que abraçaram a ideia e colocaram a mão na massa, ou melhor, no lixo.

Recém-chegada no Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha, Emily Almeida, 16, experimentou sua primeira ação prática e afirmou ter gostado do que viu, e, principalmente, do que ela pôde fazer pela natureza. “É realmente interessante, é realmente motivador você fazer uma ação como essa, porque nem todas as pessoas que chegam e jogam o lixo aqui voltam para pegar, então esta ação que estamos fazendo agora espero que seja resultante, que continue não só a gente vindo aqui para limpar, mas que as pessoas que jogarem seus lixos se conscientizem e levem ele embora”, disse a jovem.

euclidesdacunha8

Além de recolher o lixo que desequilibrava a beleza do local, os jovens plantaram mudas de árvores nativas da caatinga e colocaram placas com mensagens sobre preservação ambiental. Quando o grupo chegou ao local, seu Ademir dos Santos Costa, 47, lançou olhares curiosos para toda aquela movimentação. Minutos depois, ele já estava com um saco na mão e contribuindo com a ação. “Quando chego de São Paulo é o primeiro lugar que venho visitar para ‘dar uma refrescada’. A ação deu outro visual no local”, avaliou.

Vitor Silva tem 15 anos e é filho de seu Ademir. Assim como o pai, ele também se sensibilizou com a atitude dos jovens e se juntou ao grupo. “É bom ajudar a natureza e preservar o meio ambiente, porque muitas matas tão morrendo aí por causa disso. Achei bacana, legal”, elogiou.

euclidesdacunha7

Para o Cojec, as palavras do pequeno Vitor exemplificam com precisão o objetivo da ação ambiental naquele espaço: provocar na sociedade o espírito de preservação e de respeito com o meio ambiente. “Só de você vê esse local aqui como ele estava antes da gente chegar para agora, a atmosfera daqui já é outra. Vocês podem observar que não tem mais lixo aqui ao redor. Essa é uma questão educativa. Parabéns pela atitude de vocês, que isso cresça e que vire um hábito”, disse Regis Cabral Mendonça, técnico agropecuária que participou da ação depois que ficou sabendo pelo Facebook.

euclidesdacunha9euclidesdacunha2euclidesdacunha3euclidesdacunha4euclidesdacunha5euclidesdacunha6

 

O Formosa News deseja a todos um Feliz Natal!

 

Fonte: Portaldenotícias.net

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode