EUCLIDES DA CUNHA-BA: EM REUNIÃO, PRODUTORES RURAIS BUSCAM AÇÕES EMERGENCIAIS PARA ENFRENTAR AGRAVAMENTO DA CRISE NO CAMPO

08/03/2017 22:49

Fotos: Mayana Xavier/euclidesdacunha.com

Se sentido desassistidos por qualquer política pública capaz de ajudar a amenizar a crise na pecuária, em especial, causada pela seca que de forma acelerada está dizimando o rebanho de Euclides da Cunha, produtores rurais se uniram para adotar ações emergenciais para enfrentar o agravamento da crise no campo. A reunião foi realizada na noite do último sábado (4), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha, que contou com um bom número de pessoas interessadas em participar do diálogo com líderes do movimento, pecuaristas do município, gerente de agências bancárias, entre outros.

De acordo com o pecuarista e médico veterinário Jandson Bruno, um dos líderes do movimento, a reunião foi bastante produtiva, já que há no grupo bastante motivação para encontrar soluções contra os problemas mais graves, de forma pessoal ou coletiva, haja vista que políticas públicas não estão sendo adotadas pelos governantes, especialmente na assistência emergencial aos danos causados pela seca no Nordeste.

O encontro resultou na formação de três comissões com nove responsáveis a dividir os trabalhos em áreas essenciais como aquisição de alimento, água e crédito bancário. Com a alimentação, busca-se obter mecanismos que ajudem a aquisição do milho, por exemplo, via Conab. No quesito água, a comissão irá buscar informações sobre a situação de poços artesianos na região, bem como averiguar o estado de muitos que estão inativos e analisar se há a possibilidade de torna-los operáveis. O crédito bancário é o foco central de todos os trabalhos, pois é considerado fundamental e indispensável, pois permite aos pecuaristas agirem diretamente e de forma emergencial. Segundo Jandson Bruno, até o dia da reunião, não havia em Euclides da Cunha nenhuma linha de crédito bancária destinada aos produtores rurais focada no enfrentamento da crise. Por isso a necessidade e urgência de as agências bancárias locais criarem uma linha de crédito especial, principalmente para os pequenos pecuaristas, que estes já não mais possuem recursos próprios para sustentar seu rebanho.

Ao longo desta semana, as comissões irão se reunir para apresentarem os dados levantados e resultados obtidos juntos a órgãos e instituições bancárias. Todos trabalham intensamente para superar a crise e fazer a economia local se movimentar, mesmo com números tímidos.

 

Fonte: Jaciel Correia / Euclidesdacunha.com

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.