EUCLIDES DA CUNHA-BA: MULTIDÃO VALORIZA POSSE DE PREFEITO, VICE E VEREADORES

03/01/2017 11:19

O Plenário da Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha-BA ficou completamente lotado, antes mesmo de ser dado início à Sessão Solene de posse dos políticos eleitos e reeleitos no pleito eleitoral de 2016. As Ruas Oliveira Brito, Otávio Mangabeira e boa parte da Av. Ruy Barbosa, Joaquim Santana Lima e Benjamin Constant foram ocupadas por automóveis, utilitários e motocicletas cujos os donos vieram para a solenidade de posse.

Antes mesmo do horário marcado para o início da sessão (15h00), já se tornara impossível conseguir um lugarzinho no Salão Nobre da CMV e circular pela área externa tornava-se cada vez mais dificultoso diante da enorme aglomeração. Não houve transporte disponibilizado para pessoas residentes no meio rural do Município; porém, muitas lideranças comunitárias, presidentes de associações comunitárias e eleitores compareceram e acompanharam atentamente todo o ritual de posse dos eleitos.

Sob um sol escaldante, com o termômetro assinalando mais de 35°C, as pessoas que se encontravam na área externa e descoberta, resistiam bravamente e até reclamavam da alta temperatura, mas irradiavam satisfação por estarem ali, participando de mais um momento cívico e histórico de Euclides da Cunha. 

A equipe de reportagem do site euclidesdacunha.com localizou entre as pessoas que se encontravam do lado de fora, um homem residente no bairro do Pau Miúdo, conhecido popularmente como “Ceguinho”, pois é desprovido de visão nos dois olhos. O deficiente visual fez questão de comparecer à solenidade e, para isso, como se fazia antigamente, colocou paletó e gravata, afinal, o momento era solene. 

Perguntado sobre a sua presença no local, respondeu prontamente: “Não tenho a visão dos meus olhos, mas tenho bons ouvidos, tato, olfato e sinto que Luciano, para quem torci bastante pela sua eleição, vai ser um prefeito que vai olhar pelas pessoas mais carentes. Por isso estou aqui, para mais uma vez, aplaudi-lo”, disse.

Povo nas ruas, na área externa da CMV, plenário superlotado, só restava dar início à solenidade, que começou por volta das 15h30, presidida pelo vereador reeleito Ireno Barreto, que de acordo com o regimento da Casa deu início aos trabalhos convocando o público para, de pé, ouvir a execução dos hinos Nacional e de Euclides da Cunha, para em seguida dar início ao processo de votação para eleição da Mesa Diretora, oficialização de lideranças partidárias, etc.

O processo eletivo transcorreu normalmente sem nenhuma objeção e, por unanimidade dos 15 vereadores, Bolivar Francisco Alves foi eleito presidente e teve como companheiros de chapa (única), os vereadores Simone Mattos (Vice-Presidente), João Batista Reis “Tita” (1º secretário), Jurandi Brito (2º Secretário). 

Enquanto no plenário a plateia aguardava ansiosamente pela publicação de cada voto nos painéis eletrônicos, do lado de fora, pessoas reclamavam de não terem colocado um telão no lado externo, para que pudessem acompanhar passo a passo o voto de cada vereador. 

Bolivar era, na verdade, o nome mais indicado para presidir a CMV, pelos seus vários mandatos exercidos com muita competência e conhecimento do Regimento Interno, Lei Orgânica Municipal e habilidade na condução dos trabalhos, trato com os companheiros, independente de posição partidária. Ao ser anunciado como presidente, foi bastante aplaudido.

Enquanto o processo de votação acontecia, baterias de fogos de artifício anunciavam a chegada à Câmara Municipal de Vereadores, do prefeito eleito Dr. Luciano Pinheiro Damasceno e Santos, que se fazia acompanhar pelo seu vice Dr. José Alberto Macedo Campos (Betão), Regiane Pinheiro (1ª Dama Municipal), amigos, correligionários políticos, futuros secretários, assessores, entre outros.

Lavrado o Termo de Posse e feito a leitura da Ata da Sessão, o presidente Ireno Barreto convocou o vereador Bolivar e demais membros eleitos a assumirem seus lugares na Mesa Diretora, voltando à sua condição de vereador reeleito.

Bolivar deu prosseguimento ao cerimonial e convocou à Mesa Diretora, o prefeito Luciano Pinheiro e o vice Betão Campos, procedendo, assim como havia sido feito anteriormente os edis, o ritual de juramento e finalizou com a declaração de empossados os novos gestores que doravante estarão à frente do destino político e administrativo de Euclides da Cunha até o ano de 2020. A palavra foi franqueada aos empossados, que afinados no mesmo discurso prometeram trabalhar com transparência e zelo para com a coisa pública, priorizando a Saúde e amparo às camadas sociais mais carentes, Educação, Cultura, Assistência Social, sem, contudo, deixar de lado outros segmentos importantes e fundamentais para o desenvolvimento do Município. 

Sob fortes aplausos, os mandatários deixaram o Plenário da Câmara de Vereadores e se dirigiram para o Centro Administrativo Municipal, onde centenas de pessoas os aguardavam e o recepcionaram, mais uma vez, com cumprimentos calorosos e felicitação de um governo exitoso.

Dr. Luciano, Regiane e Betão percorreram as principais instalações da Prefeitura Municipal e se dirigiram para a antessala do Gabinete do Prefeito, onde foi recebido pelo ex-vereador Julles Breno, -extraoficialmente anunciado como chefe de gabinete do prefeito-, que conduziu o casal até a sala do prefeito, onde foi recepcionado pelo advogado Lúcio Astrê, responsável pela parte jurídica da campanha eleitoral de 2016, ex-secretário de Administração Hermes Rehem, que representou a ex-prefeita Fátima Nunes, que não compareceu e nem justificou a ausência para o ato de transmissão de cargo.

Foi lavrado o Ato de Transmissão e Posse, que foi assinado pelo prefeito, vice-prefeito e demais testemunhas. Um rápido ato litúrgico foi feito pelo padre Oldak Filho, com orações e bênçãos aos empossados, em especial, e aos presentes, com um pedido especial do reverendo para que “Dr. Luciano cuidasse bem das pessoas socialmente mais carentes”.

A solenidade foi encerrada com palavras de agradecimentos do prefeito, seguidas do anúncio dos nomes que comporão seu secretariado e departamentos, ficando algumas nomeações que estão sendo analisadas e posteriormente nomeadas para os demais postos. Aplausos e cumprimentos ao prefeito, vice-prefeito, primeira dama, secretários e diretores empossados voltaram a acontecer.

 

Eis, como formou a equipe de trabalho:

 

·         Secretaria Municipal da Administração Geral: Ireno Barreto Miranda (produtor rural, vereador com quatro mandatos, liderança comunitária).

·         Secretaria Municipal de Finanças: Anderson de Oliveira Nascimento (curso superior, especialista em finanças públicas).

·         Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Prof.ª Fabíola M. Costa Bastos (Pedagoga, psicopedagoga, mestra em Educação, Pesquisadora MEC, Unicef e Undine, consultora associada AVANTE - Educação e Mobilização Social)

·         Secretaria Municipal da Saúde: Claudio Pereira Lima (professor, técnico em Enfermagem, nível superior, pós-graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com especialização em Saúde Pública, Vigilância em Saúde Pública, também do Trabalho, pós-graduado pelo Hospital Sírio-Libanês – São Paulo).

·         Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente: José Raimundo Moura Costa (engenheiro civil, ex-secretário municipal de obras ex-prefeito municipal, empresário)

·         Secretaria Municipal da Assistência Social: Neílton Rocha (curso médio completo, ex-secretário de administração, ex-diretor administrativo do Hospital Municipal ACM)

·         Secretaria Municipal da Agricultura: Maria Djalma Andrade de Abreu (Consultora, ex-secretária municipal da Agricultura)

·         Controlador Interno: Domingos Caetano da Silva Neto (especialista) 

·         Procurador Geral do Município: Telina Tassiana Gama de Macedo, Procurador Jurídico: Pedro Lúcio Gouveia de Astrê

·         Chefia de Gabinete: Julles Breno (curso superior completo, ex-secretário de Administração, ex-vereador por dois mandatos)

·         Ouvidoria: Wilian Varjão (ensino médio completo, ex-bancário, ex-secretário municipal de Administração

·         Diretor Municipal de Cultura: Profº. Jean Fabrício de Souza –Bolinha- pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica, mestre em Educação, com especialização em artes teatrais, produtor, diretor, roteirista, fundador da Cia. Teatral Farrapos)

·         Diretor de Esportes: Leonardo Mota – Léo Mota- (ensino médio completo, ex-atleta, incentivador de esportes, conceituado promotor de eventos esportivos)

·         Diretor de Tributos: Apromiano Neto (experiente funcionário de carreira há décadas trabalhando neste setor, onde já exerceu o cargo de chefia).

·         Equipe de suporte e coordenação para a Secretaria da Assistência Social; Eleine Santos, Regiane Pinheiro (1ª Dama do Município), Cosme Ferreira dos Santos, este, de formação superior, com experiência comprovada há mais de 20 anos, com passagem por várias prefeituras, onde implantou projetos sociais importantes. 

 

Fonte: José Dilson Pinheiro - euclidesdacunha.com - Fotos: Jaciel Correia e José Dilson

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.