A informação a todo momento

FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO MOVIMENTAM A CIDADE DE CANUDOS-BA

13/06/2016 20:43

Festejos de Santo Antônio movimentam a cidade de Canudos

A cidade baiana de Canudos é nacionalmente conhecida por ter sido palco da grande guerra civil que culminou com o massacre de 25 mil sertanejos liderados pelo beato Antônio Conselheiro em 1897. Apesar da destruição do lugar, muitas tradições do tempo do Conselheiro ainda estão vivas na atual Canudos, a prova disso, é o grande e animado festejo de Santo Antônio que há 13 dias movimenta a cidade e as comunidades do interior.

De acordo com o padre José Alberto, vigário de Canudos, a tradição de Santo Antônio está mais presente do que nunca na vida do povo que todas as noites lota a igreja e o pátio da praça da feira onde acontecem shows musicais e muitas festas. “O povo de Canudos celebra o Santo Antônio com fervor, fé e alegria. Isso é notado nas rezas, nas barracas, nos leilões e até nos momentos festivos que valorizam a tradição com a dança do lundu e com o forró de pé de serra”. Lembrando que a dança do Lundu embalada pelas bandas de pífanos é algo muito peculiar da cultura canudense desde o tempo de Antônio Conselheiro.

Durante os 13 dias de festa, a cidade tem recebido muitos visitantes, inclusive filhos de Canudos que moram em outras regiões mas que não abrem mão de estarem em sua terra em natal em um momento de tanta festa e alegria.

O padre Alberto também destaca para o tema da Trezena de Santo Antônio de Canudos que este ano é: Santo Antônio: Missionário da Misericórdia no Zelo da Casa Comum, que traz uma séria reflexão sobre os cuidados que todos devem ter com a natureza, especialmente a Caatinga e o rio São Francisco que, ultimamente, vêm sendo muito degradados por projeto ambiciosos que não levam em consideração o meio ambiente nem a vida das pessoas.

 

Fonte: Irpaa

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode