FORMOSA-BA: 138 MILÍMETROS, AÇUDE PRINCIPAL TRANSBORDANDO, FORMAÇÃO DE CRATERAS EM VIAS DE ACESSO E INVASÃO DE RESIDÊNCIAS, SÃO ALGUNS DOS REFLEXOS DO TEMPORAL DESTA SEGUNDA (3)

03/02/2020 16:43

Na madrugada desta segunda-feira (03/02), chuvas localizadas associadas à presença de relâmpagos e trovões anunciaram que um forte temporal estava por vim em Formosa (município de Macururé, nordeste da Bahia). Essa chuvarada chegou com força, provocando algumas formações de crateras nas áreas que possuem calçamento e vias de acesso ao povoado. Foi possível registrar também bastante pedra (entulho) no meio da avenida principal; o que vez invadir algumas residências, deixando muita lama e provocando perca de bens materiais. Em alguns momentos desse temporal, que somou 138 milímetros (mm), ficou praticamente intransitável se locomover por algumas vias do povoado. Essa foi a 2ª maior chuva contínua que se tem registro e a maior dos últimos 15 anos.

Durante essa precipitação, que teve início as 05h, houve registro de trovões fortes, raios e duas quedas rápidas de energia; além da falta de comunicação por meio de internet; mas com ausência de ventos. Não só foi de transtornos e percas não, mas de alegria também, estava no rosto de todos que testemunham o transbordamento do Açude Principal (da Br) com mais de metro de altura nos seus sangradouros, um momento histórico. A última vez que o açude transbordou foi em 25 de março do ano passado.

Lembrando que já havíamos divulgado no boletim meteorológico de quinta (30/01) que tinha ótima chance de chuva no início de fevereiro, pois é, ela veio, começando pelo o rápido aguaceiro de sábado (1º) com 4 mm. Já o temporal desta segunda foi de 138 mm, chovendo em pouco mais de 6 horas acima da média do mês de fevereiro, que é de 75,9 mm (números de 1999-2012).

Além do principal açude, o Mulungu também transbordou. Já o açudinho acumulou bastante água.

Ainda há previsão de mais chuvas pra essa semana.

Confira algumas imagens:

Vídeos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.