A informação a todo momento

FORMOSA-BA: A ESPERANÇA E A NECESSIDADE DE CUIDADOS

07/01/2016 13:09

As chuvas ocorridas nos últimos dias na região com certeza aliviaram e muito a difícil situação que se alojava. Sabemos que é cedo e ainda não podemos afirmar que a questão da seca é coisa do passado, pois muitos açudes ainda se encontram com pouca quantidade de água armazenada, mas que a realidade de hoje é totalmente diferente da de um mês atrás, nisso podemos ter certeza que melhorou e muito, o principal açude de Formosa, por exemplo, encontra-se hoje (07/01) com uma condição que já se pode dizer “Feliz 2017”, isso porque é quase possível à água nas condições atual dure até janeiro do ano que vem. Recorrendo a arquivos fotográficos de fevereiro do ano  passado, mostrava que  a quantidade de água presente naquela ocasião era menos que a atual e não havia recebido água  significativa nos meses seguintes e mesmo assim durou com o serviço de encanação até dezembro passado, então isso anima bastante a todos.

Entretanto, é necessário também a conscientização de todos com o uso  racional desse bem precioso que é a água, pois  outros fatores atuais podem influenciar na secura mais rápida do açude do que o ano de 2015, tipo: o solo do açude agora (antes da chuva) estava mais seco do que o de fevereiro do ano passado, que naquele momento ainda tinha  bastante água acumulada de meses anteriores e na condição atual encontrava praticamente seca, isso contribui sem  dúvida nenhuma para acelerar  o processo de secagem mais rápida; além dos fatores climáticos oferecidos pelas  condições do tempo caso tenha mais (sol e vento) e menos (umidade). Fica o alerta de que cuidados são essenciais!

Em relação à região, boas chuvas que caíram em localidades ciclo vizinhas a Formosa, Várzea da Ema e a Fazenda Verdão, fizeram acumulados significativos de água em seus açudes e tanques. Esperança!

As condições hídricas do solo também melhoram a cada dia; e isso é combustível para que aos poucos a gente possa observar o acordar natural das espécies nativas da nossa caatinga. Belíssimas imagens!

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

   

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/ 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode