FORMOSA-BA: AÇUDINHO TRANSBORDANDO, MAIS DE 10 HORAS DE CHUVA COM 101 MILÍMETROS E AÇUDE DA BR COM ENCHENTE SUPERIOR A 2 METROS DE ALTURA EM CADA SANGRADOURO MARCARAM ESTA QUARTA (20) NO POVOADO

20/01/2016 13:04

Foto: Sangradouro 1

 

Durante esta madrugada e manhã de quarta-feira (20) choveu novamente e em grande quantidade em Formosa (município de Macururé, nordeste da Bahia). O aguaceiro iniciou à 0h 20m, se comportando entre as intensidades forte, média e fraca no decorrer da chuva, registrando 101 milímetros de água, tornando essa chuva como a segunda maior dos últimos 20 anos que se tem registro, em termo de milímetros em uma única chuva. Toda essa chuva teve uma duração superior a 10 horas consecutivas (sem parar).  Lembrando que essa precipitação não veio acompanhada por ventos; em relação a trovão e relâmpagos foram percebidos e vistos, respectivamente apenas em zona por volta de 02h.

Foto: Chuva por volta de 1h da manhã

Foto: Chuva por volta de 8h da manhã

Foto: Baixa da Misericórdia (localizado entre Formosa e a BR-116)

 

Essa chuvarada, associada às chuvas que caíram as nascentes dos principais reservatórios próximos ao povoado, fizeram com que todos eles transbordassem novamente, inclusive o Açudinho, que quase 12 anos depois voltou a transbordar.  Já o Açude Principal (BR-116) surpreendentemente transbordou com uma altura superior a 2 metros em cada um dos dois sangradouros, enchentes que acabaram se tornando das mais altas já registradas proporcionadas pelos os transbordamentos do Açude da BR.

Foto: Açude da BR (Sangradouro 1)

Foto: Açude da BR (Sangradouro 2)

Fotos: Açudinho transbordando

Foto: Riacho Grande (Divisa de Macururé e Chorrochó) a menos de 100 metros do povoado de Formosa

 

Voltando a falar do povoado, foram registrados vários alagamentos e até desabamento, como visto em fotos a seguir.

Alagamento  (Fotos de Tallys Macedo)

Foto: Desabamento

 

Clique nos anúncios abaixo e confira vídeos:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

 

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.