FORMOSA-BA: ESCOLA COMEMORA A SEMANA DO FOLCLORE

22/08/2015 21:00

 

Foto 1

Quando falamos de um conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares, em forma de dança, música, lendas, costumes de uma época ou região; estamos nos referindo ao folclore.

Resgatando essa cultura, as professoras Arlene Santana, Gildinha de Souza e Joana Gonçalves, apresentaram ao longo dessa semana, nas turmas do pré (educação infantil) e 1º ano (ensino fundamental) da Escola Municipal Ana Nery, do povoado de Formosa (município de Macururé-BA); leituras (narração), exibições ilustrativas, brincadeira de roda e danças (caracterização) em sala de aula de personagens  marcantes que fazem parte do nosso folclore, como: o Saci Pererê, a mula sem cabeça, a índia Vitória Régia, a sereia Iara, o Boi Bumba e o Curupira.

Fotos 2 e 3

Um dos momentos que mais chamou a atenção da criançada foi durante a sexta-feira (21) e o sábado (22-08).

 No primeiro dia citado, com a aparição “real” do personagem Saci Pererê, interpretado pelo o jovem Jeová (foto 4), fazendo com que as crianças se divertissem bastante ao lado dele. No final desse momento, não faltaram abraços, danças e posses para fotos dos alunos com a simpática figura do saci.

Foto 4

No dia seguinte, com apresentações de personagens folclóricos caracterizados somente por alunos. Confira em fotos todos eles:

Foto 5. Mula sem cabeça

Foto 6. A Sereia Iara (interpretada por Yasmin)

Foto 7. A Índia Vitória - Régia (interpretada por Tauane)

Foto 8. O Curupira (interpretado por Wellington)

Foto 9. O Saci Pererê (interpretado por Kaique)

Foto 10. O Boi Bumba

No encerramento, foram distribuídos pipocas e doces aos alunos; seguido de distribuição de lembrancinhas em forma de personagem do folclore (fotos de 11 a 14).

Veja mais fotos a seguir:

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.