FORMOSA-BA: JANEIRO SE DESPEDE COM CHUVA ACOMPANHADA DE RAIOS, TROVÕES E RELÂMPAGOS; CONFIRA TODO O HISTÓRICO DO MÊS

01/02/2016 00:35

Nesta noite de domingo (31/01), uma forte pancada chuva, porém rápida caiu em Formosa (município de Macururé-BA), ela teve início por volta de 19h50m, tendo uma intensidade muito forte durante os seus aproximados dez minutos; a partir daí até por volta de 00h00m a chuva teve sequência, se comportando entre leve e chuviscos. Durante boa parte dessa chuvarada, trovões barulhentos, raios e relâmpagos se fizeram presentes pondo medo aos moradores locais, chegando a "provocar" alguns transtornos, a exemplo de interrupções frequentes de energia. Não houve registro de ventos durante essa chuvarada. O volume de água registrado nessa noite foi de 22 milímetros, ou seja, 22 litros de água em cada metro quadrado.

Lembrando a todos que o mês de janeiro do ano de 2016 terminou fazendo história, tornando-se o mais chuvoso que se tem registro (período compreendido entre 1999 até 2015), contabilizando 475 milímetros, número superior a 6 vezes mais do que a média do mês que é de 69.  Tudo isso com certeza contribuíram e muito para a recuperação do solo na esperança de um bom plantio; e para a abundante vegetação que já se espalha com vontade, alimentando o criatório (animais) que há muito tempo vinha sofrendo com a sua escassez (falta de pasto). Entretanto, alguns transtornos foram frequentes durante as chuvas, a exemplo de alguns alagamentos e desabamentos parciais de residências, de animais sendo carregados pelas as várias enchentes proporcionadas pelo o Açude Principal do Povoado; além dos frequentes veículos atolados nas proximidades de Formosa e da localidade de Chorrochozinho.

Açude Principal de Formosa (BR-116) transbordando com altura de 2m 10cm e 7mm no sangradouro 1 (Imagem: Arquivo Formosa News)

Açudinho transbordando depois de 12 anos (Imagem: Arquivo Formosa News)

 

Para encerrar, não poderia deixar de ressaltar as enchentes que embelezaram os principais reservatórios de água da região. Várias deles transbordaram, destacamos os seguintes: Açude Principal de Formosa (transbordou com altura de 2 metros, 10 centímetros e 7 milímetros no sangradouro 1), Açudinho (transbordou depois de 12 anos), Barragem de Abidias Gago, Açude Velho, Açude Novo e os 2 principais açudes da Fazenda Baixas. Que fevereiro seja generoso!

 

Clique aqui e confira dicas de como combater o mosquito Aedes Aegypti!

 

 

Formosa News em defesa do combate ao mosquito Aedes Aegypti

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.