FORMOSA-BA: REALIZADA A CELEBRAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DO COLÉGIO RUY BARBOSA

01/01/2023 16:50



Na noite desta sexta-feira (30/12), foi realizada no auditório do Colégio Municipal Ruy Barbosa, no Povoado de Formosa (município de Macururé-BA), a Celebração de 30 anos do Colégio Municipal Ruy Barbosa.

Origem de tudo

 Em 1986, com o nome de Centro Educacional Cenecista de Formosa, formou-se a primeira turma de 5ª série, permanecendo com esse nome até 1989.

Somente em 1992, a instituição passa a ser atendida exclusivamente pelo Serviço Público Municipal, através da Portaria nº 380, de 14 de dezembro de 1992, que autorizava o funcionamento da escola, cuja portaria denominava o nome de Colégio Municipal Ruy Barbosa.

Mesa

O evento contou com a narração do Diretor da instituição, Jean Fagner da Silva.  A princípio, Jean chamou pra compor a mesa as seguintes pessoas:

O prefeito de Macururé, Leandro Bergue Gomes da Cruz; o vice-prefeito Antônio Carlos Gonçalves; o Secretário de Educação do município, Marcos Alves dos Santos; o idealizador e fundador do Colégio Municipal Ruy Barbosa, Abedias Tomaz de Almeida; a primeira diretora do Colégio Municipal Ruy Barbosa, Joana Maria Gonçalves; a Coordenadora Municipal e ex-professora da instituição, Arlene Gonçalves Santana; a Coordenadora Pedagógica da instituição, Elis Regina dos Santos Barbosa; a ex-professora Jocileide Almeida; a ex-funcionária de apoio Eunice Alves Barreto; a ex-funcionária de apoio Maria Luzinete Rodrigues; o vereador Ademir Varjão; o vereador e ex-aluno  Romildom Campos Varjão; a ex-professora e ex-secretária da instituição, Geilvanette Alves Barreto; o ex-professor  e ex-diretor da instituição ,Erinaldo do Vale Sá; o ex-diretor da instituição e atual Secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Vieira da Costa; o ex-funcionário de apoio Manoel José da Silva; Concluinte da primeira turma do Centro Educacional Cenecista de Formosa, Darcy Tertulina da Silva; a ex-diretora da instituição, Gildineide de Souza e o ex-professor Valdizânio Rodrigues; além de apresentar o atual corpo docente da unidade, os seguintes professores: Claúdia Rejane Pereira dos Santos, Francisca de Paula Silva dos Santos, Germana Joana Gonçalves, Iraildes Ferreira, Kassianne Petrúcia Alves, Otávio Vieira da Costa e Tallys Leandro Macedo.

Homenagens

Na sequência teve o momento de agradecimento a Deus, onde o diretor narrou a mensagem ao som leve da música: Deus cuida de mim (Caetano Veloso e Kléber Lucas). Depois Jean apresentou as homenagens a dois dos principais nomes, o idealizador e fundador do Colégio Municipal Ruy Barbosa, Abedias Tomaz de Almeida e o funcionário que é símbolo dos 30 anos desta instituição, pelo excelente serviço prestado, Martinho Gonçalves Silva. 

“O nosso olhar de gratidão ao Senhor Abedias é por ter lutado, para em tempos tão difíceis, ter uma especial atenção aos jovens, que aqui permaneceram para ajudar os pais, que não tinham condições de deslocamento para outras cidades, e também deu a possibilidade de mães e pais de família realizarem o sonho de conclusão do Ensino Fundamental.

Essa iniciativa transformou positivamente a nossa comunidade, gerando empregos e atraindo estudantes de comunidades circunvizinhas para a nossa instituição.

Que a presença do Senhor Abedias seja constante na nossa instituição e seremos sempre gratos pelo esforço e dedicação.

O nosso sincero agradecimento pelo sim que nos deu há 30 anos e a certeza que a semente plantada pelo senhor ,rendeu bons frutos e estamos felizes com a colheita”, disse o diretor.

Logo após, Martinho foi homenageado:

“Esse momento é dedicado a Martinho Gonçalves Silva, que escolhemos como símbolo e representante legítimo da nossa escola, a quem dedicamos a nossa sincera homenagem.

Martinho foi um funcionário leal, prestativo, atento às reais necessidades da nossa escola. Ter Martinho na nossa escola sempre foi um privilégio.

Dono de múltiplas habilidades: cabeleireiro, comerciante em festa junina, fazia os melhores reparos nas residências, era o responsável pela energia, água e televisão. Sempre fez tudo com maestria, dando o seu melhor sempre.

Mas o que mais nos fazia ter uma alegria e um olhar de afeto ,era saber que Martinho estava aqui na escola contando as melhores histórias: no portão, na secretaria, na cantina e em todos os lugares possíveis ele estava.

Saber que a sua história se encontra com a do Colégio Ruy Barbosa nos deixa afortunados. Saber que dedicou anos da sua vida para nos acolher, deixa expresso em cada um de nós o quanto fomos felizes.

Obrigado pela sua grandeza humana, obrigado pela sua existência, Martinho!

Obrigado Martinho Delegado, a nossa autoridade mais famosa da escola”, narrou Jean.


Lembrando que durante todo o evento, recursos áudio/visuais foram utilizados, exibindo momentos simbólicos através de músicas, vídeos, fotos; em homenagem a personagens que ajudaram a construir a rica e bela história do Ruy Barbosa, não faltou emoção ao ser revisto ex-funcionários, ex alunos e entes queridos.

Em relação a ornamentação do espaço da solenidade, houve bastante elogios por parte de muitos dos que se fizeram presentes.
 

Fanfarra, Paródia e Cordel

Dando prosseguimento, teve uma apresentação da fanfarra do Ruy Barbosa, uma das poucas existentes na região.

A cerimônia também foi abrilhantada pela paródia apresenta pelas professoras Francisca de Paula e Germana; e pela coordenadora Elis Regina. Já o professor Tallys recitou o cordel dedicado ao Ruy Barbosa. Logo após, a ex-aluna Sara se apresentou com uma música gospel.

Encerramento
 

No uso da palavra, o prefeito Leandro Bergue e o Secretário de Educação, Marcos Alves elogiaram o evento e destacaram feitos que refletiram positivamente no desenvolvimento da educação do município.

Depois da solenidade foi servido ao público presente, o bolo do aniversário e salgados. Para encerrar, muito forró com as Bandas Tífany Nayara & Geovane Marley, Ricardinho & Gláucia e Geovanni Teixeira, até o dia amanhecer. 


Formosa News, a informação a todo o momento. Imagens de Jucélio Rodrigues.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.