A informação a todo momento

FORMOSA-BA: SEMANA DA PÁTRIA É MARCADA POR HOMENAGENS DA COMUNIDADE ESCOLAR A PERSONAGENS HISTÓRICOS

06/09/2015 16:22

Nessa última sexta-feira (04-09), as escolas do povoado de Formosa (município de Macururé-BA) homenagearam personagens “marcantes da História Brasileira”.

Alunos da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental. Foto: Renata Gonçalves (Facebook) 

No período da manhã, as turmas do ensino infantil e do 1º ano (ensino fundamental) da Escola Municipal Ana Nery se posicionaram em frente às dependências da escola, onde foram executados hinos símbolos na pátria. Houve caracterização por parte dos alunos de históricos protagonistas do processo de independência no país.

Na parte da tarde, alunos das Escolas Rui Barbosa (fundamental II) e da Extensão do Estadual de Macururé (médio) se reuniram para interpretar apresentações teatrais e de danças culturais.  

A princípio, alguns alunos da turma do ensino fundamental apresentou uma peça teatral com os seguintes temas: chegada dos portugueses, contato com os índios, choque cultural e escravização; fatos esses que antecederam o processo de independência; as professoras Kassiane, Raimunda (Naná) e Germana foram quem ministraram. 

Personagem de D. João VI interpretado por David

Em seguida, sobre a orientação das professoras Francisca, Mª José e Patrícia; os demais estudantes do fundamental também apresentaram uma encenação teatral com temas direcionados desde a chegada da família real de Portugal para o Brasil até o instalação do processo de independência no país.

Os personagens D.joão VI, Carlota Joaquina e D. Maria (Família Real)

 

Durante esse processo, foram focados momentos que mudaram para sempre a história do país, principalmente nas decisões de D. Pedro I, interpretado pelo estudante Luiz Eduardo.

Confira algumas frases:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.

“Não volto, não volto, para Portugal nem preso nem morto”.

“Então é só o que resta. Independência ou morte! O Brasil a partir de hoje não obedece nenhuma ordem que venha de Portugal, apenas as minhas”. Conclui.

 

Embora mesmo alguns mitos tendo sido derrubados sobre a independência, com certeza a tradição permanece na vida e nos costumes de cada brasileiro no 7 de setembro.

Em sequência, a turma do ensino médio retratou a cultura dos povos negros, importante na formação de nosso país em forma de poesia e dança.

Para encerrar, no 2º momento houve dança representando as belezas naturais do nosso país e a alegria de nosso povo.

Apresentações do ensino médio

 

Confira algumas fotos:

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode