FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA

20/10/2015 18:51

Na última quarta-feira (14), o formosense Adeítalo Manoel Pinho, Professor Titular da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), palestrou na Universidade de Ca’Foscari, em Veneza na Itália.

Na palestra, ele falou do poeta Gregório de Matos e a cultura contemporânea. Adeítalo, conhecido popularmente por Deitinho, nasceu no Povoado de Formosa, munícipio de Macururé-BA, lugar onde morou até a pré-adolescência. Na década da 1970, foi morar juntamente com seus pais e o irmão, na cidade de Feira de Santana-BA, onde se formou, casou e se estabilizou profissionalmente.

Autor de Perfeitas Memórias (Rio, 7 Letras, 2011), Deitinho também é Pós- doutor em Teoria da  História da Literatura, pela  PUC Rio.

Alguns formosenses relatam que durante a sua infância, Deitinho sempre prestava muita atenção às histórias e os costumes do campo das pessoas mais velhas; e como é do conhecimento de todos, Formosa localiza-se em uma região que presenciou um dos mais marcantes episódios da história popular brasileira, O Cangaço. Ele sempre demonstrou atenção e carinho pelo povo da pequena terra natal e quando possível, ele visita parentes, amigos e conterrâneos em geral.

Foram várias as homenagens de parabéns em uma página dele numa rede social e o site Formosa News aproveita também para prestar os parabéns a esse grande homem que muito cedo sofreu com a perca, em decorrência de um AVC, do seu pai Antônio Pinho, conhecido por Toizito, e isso com certeza fez com que ele encontrasse muitos obstáculos na vida, mas foi na luta e numa responsabilidade maior diante de sua mãe Dalvina Silva e do seu irmão mais novo Alex, que ele vai chegando aonde sempre vem lutando.

 

Formosa News apoia essa causa

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.