HOMEM MORRE ATINGIDO POR RAIO NA FAZENDA AREADOS, ZONA RURAL DE MACURURÉ-BA

10/01/2016 16:50

Um fato lamentável aconteceu na comunidade Areados, zona rural do município de Macururé-BA. José Bonifácio, também conhecido como  Zé Borrego, filho de Domingos de Melquiades, foi atingido por um raio e morreu no local.

Segundo familiares, por volta das 15h00min de sexta-feira (08), Zé saiu para o terreiro de sua residência para observar o tempo e foi atingido fatalmente por um raio. Não chovia no momento. A esposa e a sogra dele estavam próximas, mas felizmente não foram atingidas. Essa é uma prática perigosa, mas que é comum de todo sertanejo, sair para observar o tempo, principalmente, após a chuva, quando vai observar as barragens, riachos e a criação de animais.

A localidade Areados fica próxima ao Povoado Várzea da Ema, que fica no município de Chorrochó-BA. Após o ocorrido, o irmão dele tentou ir até o povoado, mas os riachos estavam cheios e impediram a passagem do mesmo. Porém, através de telefone conseguiram informar aos familiares sobre a tragédia e na noite de sexta e sábado de manhã o boato da morte do rapaz se espalhou pela região.

José Bonifácio é sobrinho do forrozeiro Zezinho da Ema. O mesmo tinha aproximadamente 40 anos e deixa esposa e 4 filhos.

O sepultamento aconteceu na tarde de sábado (09).

Muitos raios caíram na região nesses dias. Na fazenda Queimada do Milho, um raio deixou aproximadamente 20 ovelhas desacordadas e com dificuldades para levantar. Outro raio caiu em Formosa (município de Macururé) e queimou alguns equipamentos de transmissão de internet que ficam numa torre.

 

Fica o alerta a todos, alguns cuidados simples podem evitar prejuízos e acidentes. Fique esperto!

 

Algumas dicas:

·         Durante as tempestades fique em casa.

·         Saia somente se for absolutamente necessário.

·         Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade.

·         Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.

·         Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos.

·         Não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos.

·         Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel; os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.

·         Busque refúgio no interior de edifícios.

·         Mantenha-se longe de árvores isoladas.

·         Não permaneça dentro d'água durante as tempestades.

·         Em casa, permaneça longe de portas e janelas.

·         Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

·         Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.

·         Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.

·         Ao sentir carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão.

·         Preste atenção à previsão do tempo para o princípio e fim da tarde, quando ocorre a maioria das trovoadas. Tenha um plano de fuga para qualquer atividade ao ar livre e afaste-se dos cumes das montanhas antes do meio-dia. Se tiver de fazer uma longa travessia de barco, tenha especial atenção. As canoas são um dos lugares mais expostos que existem.

·         Com mau tempo, evite árvores altas, picos desprotegidos, campos abertos e ou mesmo praias e piscinas.

·         Na floresta, procure um conjunto de árvores de altura regular e numa zona baixa, mas longe d'água. Afaste-se de troncos e raízes.

·         Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas, Faça do corpo uma "bola com pés", acocorando-se com eles o mais junto possível. Não toque com as mãos no chão.

·         Para minimizar o número de pessoas afetadas por um raio, não se junte em grupo. A corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem. Afaste-se de objetos metálicos, especialmente armações de tendas e barracas ou cercas de arame, uma vez que se trata de bons condutores.

·         Quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.

·         Aprenda a fazer reanimação cardiopulmonar. Cerca de 20% das vítimas morrem, mas muitas vezes podem ser salvas se tratadas de imediato.

·         Certifique-se de que a tempestade passou completamente antes de prosseguir seu caminho. Muita gente morre antes do clímax de uma tempestade por se aventurar cedo demais.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Portal Formosa


 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.