INICIADA NESSA SEXTA (16), A 28ª ROMARIA DE CANUDOS-BA SEGUE ATÉ AMANHÃ (18); CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

17/10/2015 12:07

Teve início nesta sexta-feira (16) a 28ª Romaria de Canudos. Palestras e apresentações culturais, que aconteceram no Museu Antônio Conselheiro na cidade Canudos, nordeste da Bahia, marcaram a abertura da programação e homenagearam o escritor José Calazans (maior historiador de Canudos).

Neste sábado, 17, a partir das 08h horas, tem a acolhida aos romeiros que chegam a Canudos e que devem visitar os locais históricos da cidade, principalmente o Parque Estadual de Canudos, local onde aconteceram as batalhas da maior guerra civil do Brasil. Já a partir das 15h acontecerá o desfile histórico enquanto na Praça do Instituto Memorial de Canudos (IPMC), barracas de exposição exibirão muitos materiais sobre as experiências de vida e produção do povo sertanejo inspirado nos ideais de Canudos e de Antônio Conselheiro. À noite, às 19 horas, acontecerão debates, mesa redonda e show cultural com o cantor Cláudio Barris.

No domingo, 18, a programação continua com uma alvorada pelas ruas de Canudos, às 5h da manhã, e em seguida, terá a celebração ecumênica na Capela do Cruzeiro situada ao lado do IPMC. Após a celebração, será realizada a caminhada até o Alto do Mário, local onde ocorre a bênção dos romeiros e os ritos de encerramento da programação.

Para o Padre José Alberto, vigário da Paróquia Santo Antônio de Canudos, a variedade de pessoas que celebram a Romaria de Canudos reflete muito a diversidade sociocultural de um projeto de solidariedade e inclusão social a qual foi a experiência do projeto do "Belo Monte", como diz o tema da Romaria Canudos deste ano.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Jornalista Raimundo Fábio (Geraldo José).

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.