JOVEM QUE POSSUI FAMILIARES NA FAZ. QUEIMADA DO MILHO (CHORROCHÓ-BA) É NOVAMENTE DESTAQUE EM PROGRAMA DA REDE GLOBO; VEJA COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DE MATHEUS NO 'ALTAS HORAS'

06/05/2018 19:29

Matheus Cardoso falando sobre Empreendedorismo Social - Foto: Reprodução TV Globo

 

A Rede Globo de Televisão, através do programa “Altas Horas”, exibiu neste sábado (05/05), entrevistas com apresentadores, músicos, atores e com o jovem Matheus Cardoso, 23 anos de idade que é Engenheiro Civil e falou sobre o tema Empreendedorismo Social. Ele é filho de dona Alice Maria da Silva e neto do Senhor Evaristo e da Senhora Jeronça; esses dois últimos são residentes na Fazenda Queimada do Milho (município de Chorrochó-BA).

A entrevista foi feita pelo os apresentadores Serginho Groisman e Marcelo Tas, esse último que assinou recentemente contrato com a Rede Globo e será colaborador do programa de Serginho Groisman.

Foto: Reprodução / TV Globo

 

Trechos da entrevista:

Marcelo Tas- Matheus, você começou a empreender quando?

Matheus- Eu comecei a empreender com 19 anos, tava no meio da faculdade e resolvi criar um negócio pra resolver um problema na minha comunidade onde eu morava.

Marcelo Tas- Você começou com 19 e agora tá com 52, rs, ou seja, a sua empresa está com quantos anos?

Matheus- Tem 4 anos, eu estou com 23 anos.

Marcelo Tas- 23 anos, ele começou com 19, ainda tava na faculdade! E qual era o problema da sua comunidade que você queria resolver?

Matheus- Bom, eu sou aqui de São Paulo, de uma comunidade que fica no extremo da zona leste, que se chama Jardim Pantanal, que é uma comunidade que passou por diversos problemas de inundação, alagamento e isso deixou sequelas no bairro, como todos os outros bairros de periferia que a gente conhece e o principal problema do Jardim Pantanal, como o de outros 40 milhões de brasileiros que a gente tem em nosso país é a insalubridade das residências, mofo, falta de ventilação, falta de iluminação, enfim, diversos problemas que impactam negativamente na saúde das pessoas.

Marcelo Tas- E você mora lá?

Matheus- Morava, morei durante 20 anos da minha vida.

Marcelo Tas- E a faculdade que você fez?

Matheus- Engenharia Civil.

Serginho Groisman- Você resolveu empreender a partir da tua memória afetiva e evidentemente vivenciada no teu bairro?

Matheus- Eu acho que isso é um dos principais resultados do empreendedorismo e você querer fazer alguma coisa a partir de algo que você conhece muito bem e infelizmente eu conheço essa realidade muito bem e por isso que resolvi empreender o Moradigna.

Colocação de Marcelo Tas- O Jardim Pantanal é bom pra que a gente fale a quem não tá em São Paulo, o nome Pantanal já diz tudo sobre a situação de lá, só que o pântano é o rio Tietê gente, tá certo, então num é qualquer pântano é um pântano já com muita dificuldade, o que a gente tá vendo aqui é um cara que foi, primeiro conseguiu sair de lá e entrar numa faculdade de engenharia civil e depois vim ver dentro da atividade dele o futuro profissional dele e de uma empresa que pode ser caracterizada por um negócio social (empreendedorismo social) e quando a gente fala disso não quer dizer que não vise o lucro, é uma empresa que visa o lucro, mas tem um impacto na sociedade, impacto positivo.

Matheus- Exatamente isso!

Serginho Groisman- Você criou a empresa visando essas duas questões?

Matheus- Sim, quanto eu estava na universidade eu tive acesso a um conteúdo como esse e a uma palestra sobre empreendedorismo social e na hora eu vi foi um despertar para uma solução que seria perene, eu sempre fui muito envolvido no bairro com questões de ajudar, ações de ONG’s, de ações de mutirão, só que eram ações pontuais, ações que não resolviam de maneira perene. E aí o empreendedorismo é uma maneira de você resolver aquilo de uma maneira perene, de uma maneira transformadora e o combustível para que isso aconteça é o lucro, é o dinheiro, é como você (Marcelo Tas) mesmo disse é uma empresa tradicional, os funcionários CLT’s tem CNPJ como todas as empresas, porém, a nossa razão de existir é pra resolver um problema na sociedade.

Marcelo Tas- Quais clientes você já atendeu?

Matheus- A gente já atendeu mais de 350 reformas.

Marcelo Tas- E qual é o serviço que você oferece?

Matheus- A gente faz uma reforma de baixo custo, acessível e eficaz, porque o que eu identifiquei fazendo engenharia, o que eu identifiquei do problema de uma casa insalubre ela pode ser resolvida com uma simples reforma, o que as pessoas não sabem, o que as pessoas não tem acesso é como fazer uma reforma, então a gente vende um serviço que é uma reforma material, uma mão de obra de gestão, é um kit completo e as famílias podem comprar de uma maneira facilitada, porque a gente tem parceiros que financiam que é o que faz com que caibam o valor da parcela no bolso de todas as famílias.

Marcelo Tas- (...) Qual foi o caso mais casca grossa que você já encontrou pra resolver?

Matheus- Eu acho que o caso mais casca grossa foi quando uma mãe veio pedir a nossa ajuda pra fazer uma reforma no quarto da filha dela, porque ela tinha uma bebê de 6 meses que tava com pneumonia, um quadro grave de pneumonia com 6 meses, ela ia e voltava de hospital muitas vezes, e depois que a gente fez a reforma, (...) naquele quarto, tratou daquele quarto, ela veio um mês depois agradecer a gente porque a filha não tinha mais pneumonia.

 

Encerrando a entrevista, Matheus destacou que 40 milhões de brasileiros moram em residências insalubres, 1/5, da população e ressaltou que o sonho é tornar a empresa dele grande para atender toda a demanda e diz que não vai descansar enquanto a Moradigna não atender em todo o Brasil, nesse tipo de serviço.   

 

A íntegra da entrevista em vídeo a seguir:



Ano passado, o Formosa News publicou uma reportagem em que Matheus esteve no programa Globo Repórter da também Rede Globo. Relembre um pouco da história do menino passou a infância numa cidade encharcada pelas enchentes, se formou em engenharia e está mudando o bairro onde cresceu (clicando aqui).

 

Formosa News, a informação a todo o momento. 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.