LÚPUS: SAIBA QUAIS SÃO AS CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO DA DOENÇA

08/10/2015 21:20

Selena Gomez recebe prêmio durante o Teen Choice Awards 2013, neste domingo (11), na Califórnia (Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP )

Selena Gomez recebe prêmio durante o Teen Choice Awards 2013, neste domingo (11), na Califórnia (Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP )

 

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), também conhecido apenas por lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou de forma agressiva. A cantora e atriz Selena Gomez, de 23 anos, disse, em entrevista à revista americana "Billboard", que tem a doença. Veja algumas perguntas e respostas sobre o lúpus:

Quais são as causas do lúpus?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento. No lúpus, um desequilíbrio na produção de anticorpos faz com que eles ataquem proteínas do próprio organismo, causando inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.

Quais são os sintomas do lúpus?
Os sintomas podem variar, mas é comum que o paciente apresente cansaço, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. Também pode haver inchaço dos gânglios.

A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e como eles estão por toda parte do corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

No caso dos rins, pode comprometer o órgão a ponto de um transplante ser necessário. No caso do sistema nervoso, a doença aumenta os riscos de AVC e de desenvolver problemas psiquiátricos ou psicomotores.

O lúpus é uma doença grave?
O lúpus grave ou agudo atinge menos de 20% dos portadores da doença. Mais de 90% dos pacientes que tratam o lúpus e levam as orientações médicas a sério respondem bem ao tratamento e quase não sofrem com os sintomas da doença.

O tempo médio de tratamento é de cinco anos e há casos de pessoas que, depois de tratadas, não voltam a manifestar a doença.

Quais são os tratamentos?
A Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que o tratamento contra lúpus pode variar muito de acordo com as manifestações da doença. O tratamento inclui remédios para regular as alterações imunológicas e medicamentos para tratar outras alterações decorrentes da doença, como hipertensão, febre, dor, entre outras.

Para tratar as alterações imunológicas, são usados medicamentos como corticóides, antimaláricos e imunossupressores. Outros sintomas podem ser tratados com analgésicos ou anti-inflamatórios. Os pacientes devem evitar exposição ao sol, que pode desencadear uma reação imunológica nos pacientes.

Arte Autoimune Bem Estar (Foto: Arte/G1)

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: G1-SP

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.