LUZ DOS CELULARES E COMPUTADORES PODE LEVAR À CEGUEIRA
30/08/2018 19:49Foto: Divulgação
Que a luz azul de celulares e computadores é uma das principais fontes de desconforto visual para os usuários, muita gente já sabe. Tanto que fabricantes começaram a incluir nos aparelhos a opção de “desligar” esse tom, principalmente para o uso noturno. A novidade agora é que o problema com a luz é pior do que se imaginava.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio, Estados Unidos, a luz azul das telas deixa algumas moléculas do olho tóxicas e pode levar à cegueira no longo prazo.
“Estamos continuamente expostos à luz azul, e a córnea e a retina do olho não conseguem refleti-la”, diz Ajith Karunarathne, professor no departamento de bioquímica da universidade e um dos autores do estudo. “Não é segredo que a luz azul machuca nossa visão e danifica a retina de nossos olhos. Mas nosso estudo mostra como isso acontece”.
Ainda segundo os especialistas, a luz criam um verdadeiro veneno nos olhos humanos, que desgasta constantemente o globo ocular e gera degeneração macular, uma das causas mais habituais de cegueira nas pessoas mais velhas.
A luz azul é responsável por acelerar a formação de um retinal tóxico, que dissolve as membranas dos fotorreceptores e, com o tempo, os mata.
A degeneração acontece quando nossos fotorreceptores — células sensíveis à luz em nossos olhos — morrem, o que acontece geralmente pela ação do retinal, substância formada no processo de oxidação da vitamina.
“Essa atividade não acontece com as luzes amarela, verde ou vermelha. A toxicidade do retinal estimulada pela luz azul é universal”, afirma Karunarathne. Segundo ele, mais de dois milhões de casos de degeneração macular são descobertos nos Estados Unidos todos os anos.
Ainda para os pesquisadores, uma alternativa é utilizar óculos de sol que filtrem tanto raios ultravioleta quanto a luz azul, além de evitar usar os celulares e laptops no escuro, em especial antes de dormir.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Época – Reproduzida por Calila Notícias
———
Voltar