NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS

21/11/2016 18:37

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento aos 101 anos do Senhor Abidias de Souza Reis (conhecido por Abidias Gago). Ele faleceu no início da tarde desta segunda-feira (21/11), em sua residência, na Fazenda Boa Esperança, que fica localizada a 3 km do Povoado de Formosa, (município de Macururé, nordeste da Bahia), local que fica nas proximidades da Formosa Antiga (a Rua Velha).

Aniversário é sempre uma data que merece muita comemoração. Imagine então chegar aos 100 anos de vida com saúde, ânimo, bom humor, disposição e aparência de um “garoto”? Foi assim que encontramos ano passado o Sr. Abidias de Souza Reis, se apresentando naquele dia especial.

A data foi 17 de fevereiro de 2015, uma tarde de terça-feira, na ocasião houve a comemoração do seu aniversário em sua residência. Com a presença de cerca de 250 pessoas, entre familiares e amigos, Seu Abidias comemorou aquele dia especial com uma celebração de uma missa com o Padre da Paróquia de Macururé, José Raimundo. Em seguida houve uma apresentação (ao som do tradicional forró de pé de Serra) de músicos e instrumentistas local; além de muita comida e bebida.

Muito querido no povoado, Seu Abidias casou-se com a Sr.ª Eremita Tertulina Reis, conhecida por Dona Duzinha em 1940, casamento pelo qual durou até 2006, ano do falecimento de sua companheira de 66 anos de muita união, que teve como frutos 15 filhos; porém, apenas 10 deles se criaram, sendo eles: Josefa de Souza Reis (Zefinha), Maria Tertulina Reis (Maria Si), Francisca de Souza Reis, Leonice Reis Lima, Leonora  Reis Teixeira, Jacira Esteves Reis, Lourival de Souza Reis, Maria Dolores Reis Antônio (falecida), Maria Marlene Reis (falecida) e Silena de Souza Reis (falecida); além de 19 netos, bisnetos e tataranetos. 

Essa “Rua Velha” citada, já chegou a possui mais de 100 habitantes, sendo que a partir de 1951, época da abertura da BR-116 e em seguida devido à febre tifoide que vitimou várias pessoas daquela comunidade, as pessoas migraram principalmente para o local da Atual Formosa, tanto para fins lucrativos como para evitar a doença, só que Seu Abidias não temeu e continuou; e com a fé em Deus, viveu os seus quase 102 anos, até recentemente ainda disposto a trabalhar na roça e com boas condições financeiras pra contar a história.

Seu Abidias presenciou momentos históricos que a região vivenciou, a exemplo do Período de Lampião e o Cangaço.

 Certo dia, ele ainda menino, seu pai trabalhava para o Senhor Petronilo Alcântara Reis (conhecido por Coronel Pétro) em uma Fazenda em questão entre Lampião e Pétro, quando Lampião e seus cangaceiros incendiou essa fazenda mantando todos os animais presos vivos, momento de angústia para seu abidias (então criança).

“Há 100 anos nasci na Fazenda Favelas – Canudos-BA, filho primogênito de Francisco de Souza Reis e Josefa Macêdo Reis, casei com Eremita Tertulina Reis, tive quinze filhos, criei 10 e morreram 5. Ao longo de dez décadas ouvi e contei histórias de cangaceiros, revoltosos, valentes, covardes, pega de boi e toadas. Tive lembranças intermináveis de familiares e amigos que se foram. Mesmo com a presença de tantas ausências, continuo amando e querendo bem. Portanto, não poderia esquecer pessoas que foram testemunhas de minha   vida, para juntos festejarmos sobre o desejo de que você no futuro, possa comemorar semelhante data”. Completou o Seu Abidias de Souza Reis durante a comemoração do seu centenário.

Deixamos com a família nosso sentimento de solidariedade e pêsames pela sentida perda. O sepultamento será realizado às 11h da manhã desta terça-feira (22/11), no cemitério da Capela de Nossa Senhora da Guia da “Rua Velha”.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.