PREFEITO DE CHORROCHÓ-BA É MULTADO PELO TCM POR CONTRATAÇÃO ILEGAL DE SERVIDORES

09/07/2020 14:28

Imagem

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente o termo de ocorrência formulado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP), contra o prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos, em razão de ilegalidade na contratação de servidores, realizada sem nem mesmo a realização de processo seletivo simplificado. Em sessão realizada nesta quinta-feira, 9, por meio eletrônico, o conselheiro Francisco Netto, relator do parecer, multou o prefeito em R$ 8 mil.

A DAP destacou que o apontamento descrito foi originário dos registros dos resultados dos exames por amostragem realizados nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e novembro de 2017, pela Inspetoria Regional de Controle Externo (IRCE), quando foram apontados os referidos meses e os processos de pagamento correspondentes, além dos valores envolvidos, da ordem de R$ 920.672,57.

Apesar de existirem algumas exceções para contratação de servidores sem a realização de processo seletivo simplificado, o gestor não trouxe aos autos, segundo o conselheiro relator, nenhum documento sobre a tais contratações e, muito menos, o processo seletivo simplificado que pudesse conferir legalidade ao ato.

O Ministério Público Especial de Contas destacou que era obrigatória a realização de prévio processo seletivo, dotado de ampla publicidade, com critérios objetivos de julgamento e avaliação veiculados no edital de convocação.

A relatoria determinou que o gestor promova a realização de concurso público, no prazo de até seis meses, e afaste os servidores contratados irregularmente. Cabe recurso da decisão.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: A Tarde.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.