PRIMEIRA MULHER INDÍGENA VACINADA CONTRA A COVID-19 NO BRASIL É DE EUCLIDES DA CUNHA-BA

18/01/2021 15:00

Image

Vanusa Kaimbé | Foto: Rodrigo Rodrigues/ G1

A primeira mulher indígena vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi a técnica de enfermagem e assistente social Vanusa Kaimbé, de 50 anos. Ela é baiana, da aldeia Massacará, situada no município de Euclides da Cunha.

"É uma felicidade, uma gratidão muito grande. Estou me sentindo com esperança. A palavra do dia é esperança, é felicidade. Foi uma felicidade ser a primeira indígena vacinada. Ficar imune a essa doença por um período que eu não sei quanto, mas se fosse por um mês, por 15 dias, eu tinha tomado. Porque eu tive essa doença e não é fácil. Só quem teve sabe o quanto é difícil, o quanto ela abala o nosso psicológico. Gratidão aos cientistas que dedicaram suas vidas em um tempo curto, para encontrar uma vacina e dar uma esperança para a gente", disse Vanusa à TV Bahia.

A técnica esteve entre o grupo de profissionais de saúde que receberam a primeira dose da Coronavac no Instituto Butantan, na tarde desse domingo (17). O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), liberou o início da vacinação, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas do laboratório chinês Sinovac e do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford (veja aqui).

A PRIMEIRA DA BAHIA

Antes de Vanusa, outra baiana foi vacinada: a médica Saionara Nunes, natural de Cruz das Almas, foi a primeira nascida no estado a receber a dose da Coronavac. Ela atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, na linha de frente do combate à Covid-19.

Image

Foto: Reprodução/ Portal Cruzalmense

 

Ao portal Forte na Notícia, os pais de Saionara ressaltaram a sensação de orgulho ao ver o trabalho desempenhado por ela. “Estou sentindo um grande orgulho de minha filha, principalmente, por ela ter estudado em escolas de Cruz das Almas, como Lavoisier, Montessori e Colégio Cruz das Almas”, disseram o ex-bancário David Nascimento e a professora Tânia Nunes durante entrevista ao portal.

No restante da Bahia, a previsão inicial era de que a vacinação começaria na próxima quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, liberou o início para esta segunda-feira (18). As pouco mais de 319 mil doses destinadas ao estado, no entanto, ainda não chegaram ao Aeroporto de Salvador (saiba mais aqui).

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: Bahia Notícias

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.