PRIMEIRO DIA DE FESTA EM SALVADOR-BA TEVE SAULO, BROWN E IRREVERÊNCIA DE FOLIÕES

04/02/2016 17:50

Montagem foto primeiro dia carnaval Salvador (Foto: Arte/G1)

Montagem foto primeiro dia carnaval Salvador (Foto: Arte/G1)

 

O primeiro dia do carnaval de Salvador, nesta quarta-feira (3), teve Saulo em trio sem cordas, Carlinhos Brown com Catanave e grupos musicais como Olodum e a Banda Didá em um cortejo com milhares de pessoas no centro da cidade. No bairro da Barra, a irreverência dos foliões foi destaque na largada da folia dada por bandas de fanfarras que se apresentaram no Circuito Sérgio Bezerra.

Cantor Carlinhos Brown abre as apresentações do carnaval de Salvador (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

Cantor Carlinhos Brown abriu as apresentações do carnaval de Salvador (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

 

A abertura oficial da festa, que se estende por sete dias, ocorreu após a entrega das chaves de Salvador ao Rei Momo Nivaldo Santo Nery. O ato simbólico foi na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador.

Esta foi a primeira vez na história que a folia foi aberta oficialmente em uma quarta-feira -- nos anos anteriores, a cerimônia ocorreu na quinta. O Rei Momo reina até o dia 10 de fevereiro, a Quarta-Feira de Cinzas.

Antes da cerimônia, o cortejo com os grupos musicais partiu da Praça Castro Alves em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O cantor Carlinhos Brown foi quem deu o pontapé inicial no cortejo, que fez uma retrospectiva da história do carnaval de Salvador.

Foliões conferem a passagem do Rixo Elétrico pelas ruas do Centro Histórico de Salvador (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

Foliões conferem a passagem do Rixo Elétrico pelas ruas do Centro. (Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)
 

 

Em seguida, desfilaram em minitrios grupos como Bandão Fred Dantas, Ala das Baianas, Grupo João de Barros, Quabales, Ganhadeiras de Itapuã, Pierrôs de Plataforma, Olodum, Bonecões, Banda Didá, Wilson Café e os Tambores, Mutantes, Fred Menendez e o Rixô Elétrico, Microtrio de Ivan Huol e Thierry.

Os grupos tocaram um repertório dinâmico, relembrando desde as primeiras batucadas dos antigos carnavais, passando pelas fanfarras e chegando por fim ao trio elétrico e à explosão da Axé Music.

 A noite de festa no Centro Histórico foi encerrada pelo cantor Saulo, que cantou sucessos do carnaval de Salvador como "Chame Gente", além de músicas autorais como "Raiz de Todo Bem".

Saulo ainda aproveitou para fazer uma homenagem a Orlando Tapajós, responsável pela revolução estética no trio elétrico. "O que seria do carnaval sem esse homem?", disse Saulo. Tapajós ganhou um quadro do cantor onde estava escrito: "Somos gratos por toda inspiração e trabalho ao longo de 60 carnavais".

Saulo entrega homenagem a Orlando Tapajós, na abertura do carnaval de Saulo (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

Saulo entrega homenagem a Orlando Tapajós, na abertura do carnaval de Saulo (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

 

Barra
 

No bairro da Barra, 28 bandas de fanfarras filiadas à Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (ACESP) colocaram os foliões para dançar.

Uma das atrações mais aguardadas foi a banda Habeas Copos, cujo fundador é Sérgio Bezerra, que dá nome ao circuito carnavalesco que foi oficializado em 2011.

A irreverência dos foliões também foi destaque no primeiro dia de festa na Barra. O que não faltou foi gente fantasiada na avenida. A banda Vingadora inspirou diversos foliões no desfile de fanfarras do Circuito Sérgio Bezerra, na Barra.

Os amigos Vinicius Rodrigues, Matheus Melo e Lion César Dias foram alguns dos que aderiram à indumentária da dona do hit "A Metralhadora", uma das candidatas à melhor música do carnaval desse ano. "Nossa fantasia está bombada", afirmou Lion. As amigas Laisla Botelho e Thaís Pelch, ambas de 19 anos, também usaram figurinos inspirados na banda. "Seguiremos até o final do carnaval, sempre na pipoca", disse Laisla.

Em ano de olimpíadas, o grupo "As Mulekas" participou do desfile na Barra com fantasia de ginástica rítmica. "Esse é o nosso terceiro ano na festa. Todo ano escolhemos um tema diferente. Resolvemos homenagear as medalhistas da ginástica rítmica. As olimpíadas tinham que estar no carnaval ", contou Luis Moyano, um dos integrantes do bloco de travestidos.

Também teve gente vestida de médico e enfermeira e até de Power Rangers, como foi o caso das colegas Thaís Marinho, Carol Teixeira, Yasmin Santos, Mariana Rosa e Clara Marinho. Elas compraram o tecido e contrataram uma costureira para criar a indumentária dos personagens da série. "Decidimos que neste ano sairíamos de fantasia pela primeira vez. Assim será até o final do carnaval", detalhou Thaís.

Foliões se vestem com fantasia que lembra a música

Foliões se vestem com fantasia que lembra a música "Metralhadora", da Banda Vingadora. Uma das fortes concorrentes à música do Carnaval. (Foto: Diogo Macedo/Ag Haack)

Bloco Habeas Copos também desfilou no circuito Bezerra nesta quarta-feira (Foto: Diogo Macedo/ Ag. Haack)

Bloco Habeas Copos também desfilou no circuito Bezerra nesta quarta-feira (Foto: Diogo Macedo/ Ag. Haack)

Grupo Xupisko inicia desfile no bairro da Barra, em Salvador (Foto: Max Haack/Ag Haack)

Grupo Xupisko inicia desfile no bairro da Barra, em Salvador (Foto: Max Haack/Ag Haack)

Thaís Marinho (azul), Carol Teixeira (rosa), Yasmin Santos (vermelho), Mariana Rosa (preto) e Clara Marinho (amarelo) foram ao Circuito Sérgio Bezerra vestidas de Power Rangers. Juntas, compraram o tecido e contrataram uma costureira para criar a indument (Foto: Diogo Macedo/Ag Haack)

Amigas se vestiram de Power Rangers para curtir festa na Barra. (Foto: Diogo Macedo/Ag Haack)

Amigos usam fantasias olímpicas em circuito na Barra (Foto: Diogo Macedo/ Ag. Haack)

Amigos usam fantasias olímpicas em circuito na Barra (Foto: Diogo Macedo/ Ag. Haack)

 

Fonte: G1 BA 

 

Clique aqui e confira dicas de como combater o mosquito Aedes Aegypti!

 

Formosa News em defesa do combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.