A informação a todo momento

PROJETO DE ATER DISCUTE ASSOCIATIVISMO COM FAMÍLIAS DE CANUDOS-BA

14/11/2015 11:38

Projeto de Ater discute associativismo com famílias de Canudos

A comunidade de Raso, em Canudos-BA, reuniu na semana passada mais de 20 famílias beneficiadas com os serviços de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater na referida comunidade e na vizinha Rosário. Essa atividade teve como finalidade dialogar com as famílias sobre a importância do associativismo como elemento central para o desenvolvimento rural.

Com uma metodologia participativa, foi feito um levantamento sobre os principais trabalhos de organização nas comunidades, sendo destacado vários resultados oriundos do associativismo, a exemplo da existência de grupo de artesanatos, grupo de fabricação de sequilos e grupo de beneficiamento de frutas nativas. A discussão acerca do funcionamento de cada grupo também foi colocada em pauta.

A Associação da comunidade e esses grupos produtivos demandaram do Irpaa a continuidade do apoio, principalmente com ações de divulgação, capacitações na área de produção, administração e comercialização dos produtos desses grupos. Para o Irpaa, este é um trabalho que vem sendo feito há muitos anos e que deve sim ter continuidade, uma vez que é reconhecido o potencial e compromisso dessas comunidades.

Durante a atividade foram realizadas dinâmicas sobre o trabalho coletivo e abordados assuntos como a importância da organização social na comunidade, marcos legais do associativismo, vantagens de uma associação na comunidade, papel da diretoria e conselho fiscal e como escolher pessoas com bons perfis para fazer parte da estrutura de organização na associação. Também durante a atividade foi realizado trabalho em grupos para discussão de três temáticas: Como seria uma comunidade sem associação? Qual a importância do associativismo? Qual a associação que queremos?

Para a presidente da Associação do Raso, Débora Souza, essa atividade contribuiu muito para melhorar a sua atuação como presidente da Associação do Raso. “Para mim foi mais um momento de aprendizado, depois dessa formação sei que posso contribuir muito mais como presidente da associação”, pontua Débora.

 

Formosa News apoia essa causa.

 

Texto: Vanderlei Leite (Colaborador Irpaa)

Edição: Comunicação Irpaa

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode